Aula aberta sobre Comunidades Indígenas, linguagem e arte celebra Projeto de Lei

Aula aberta sobre Comunidades Indígenas, linguagem e arte celebra Projeto de Lei

Aula aberta celebrará pela primeira vez – no próximo dia 29 de março, 19h30 –o Dia da Comunidade indígena de Piracicaba.

Inserido no calendário oficial do município de Piracicaba pela primeira vez – por meio da elaboração e aprovação pela Câmara Municipal de Projeto de Lei de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) e criado a partir de proposta apresentada pelo professor Noedi Monteiro – o dia da Comunidade Indígena de Piracicaba será celebrado no próximo dia 29 de março, às 19h30, por meio de uma aula-aberta a acontecer no auditório B22 do Instituto Federal campus Piracicaba.

Programada para acontecer inicialmente na Câmara, a atividade foi generosamente acolhida, em parceria, pelo Instituto Federal – uma vez que as atividades presenciais que contam com a presença de público ainda estão suspensas na Casa de Leis por conta da pandemia.

Com o tema “Comunidades Indígenas, linguagem e Arte”, a aula aberta que celebra a data será ministrada pelo professor Noedi Monteiro – que abordará justamente a história da presença das comunidades indígenas em Piracicaba – e pela professora Cristina Fargetti (da Unesp de Araraquara) – que tratará, de maneira geral, dos aspectos culturais dos povos indígenas do Brasil, suas línguas e arte. A vereadora Rai de Almeida mediará o evento. O menino xavante Davi, primeira criança a ser vacina contra a Covid-19 no Brasil, também estará presente se será homenageado. A atividade – em parceria com o Instituto Federal – contará ainda com a participação dos alunos e alunas do curso de pós-graduação em Direitos Humanos, coordenado pelo professor Adelino de Oliveira.

Recordando a tradição dos povos originários que habitaram Piracicaba, a atividade tem importância fundamental para que a história de nossa cidade e de sua cultura – mesmo a mais longínqua – seja resgatada, debatida e fixada. Além disso, a proposta – que objetiva igualmente marcar data tão singular e agora oficial – quer recuperar também o contato com indígenas e seus descendentes próximos. O evento possibilitará ainda um diálogo dos professores com as pessoas presentes e reservará um espaço para uma homenagem especial a alguns representantes dessas comunidades.

Serviço

Aula aberta sobre: cultura e comunidades indígenas – celebração do Dia da Comunidade Indígena de Piracicaba.

Local: Auditório B22 do Instituto Federal campus Piracicaba.

Hora: 19h30.

Entrada franca.

Saiba mais!

Professor Noedi Monteiro

Licenciado em geografia e história pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA, mestrado em educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com ênfase em relações etnicorraciais e antirracismo. Organizador do Projeto Negro Arquivo & História, organizador do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba (1992), criador do Comitê de Jornalistas Negros de São Paulo (hoje Cojira) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo em 2000. Patrono da criação do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Piracicaba CMPDCN (2012).

Professora Cristina Fargetti

Graduada em Letras Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa (1988) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado (1992) e doutorado (2001) em Linguística pela mesma universidade, e livre docência pela UNESP (2015). Atualmente é na Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). É líder do LINBRA – Grupo de Pesquisa de Línguas Indígenas Brasileiras, do CNPq. Tem experiência na área de Línguística (com ênfase em Línguas Indígenas Brasileiras), atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia, morfossintaxe, lexicologia, lexicografia, terminologia, ensino bilíngue, sistemas de escrita, produção textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *