Ana Torrejais assume direção do Museu Prudente de Moraes

Ana Torrejais assume direção do Museu Prudente de Moraes

Mestre em História e especialista em Museologia, Ana Torrejais é a nova diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A nomeação da profissional, que atua na instituição desde setembro de 2020, como conservadora de acervos, foi publicada na edição de hoje, 14/09, do Diário Oficial do Município.

“Estou bastante integrada à história, políticas e diretrizes do Museu Prudente de Moraes ao longo destes três anos na Instituição. Aceito o desafio de ser diretora para projetar o museu junto às instituições parceiras e comunidades científicas e acadêmicas da sociedade brasileira e, obviamente, da sociedade piracicabana no seu contexto plural. O respaldo de todos é essencial para que o nosso Museu seja respeitado como exemplo para outras instituições museológicas, da região e do país”, afirma.

Para a nova diretora, visitar o Museu Prudente de Moraes é uma oportunidade de se conectar à história de Piracicaba e do Brasil. “É um espaço de memória da cidade, que destaca fatos desde a sua formação até a atualidade. E integra Piracicaba ao país, uma vez que Prudente de Moraes foi o primeiro Presidente Civil da República”, explica.

CURRÍCULO – Ana Carina Urbano Torrejais, 40 anos, é natural de Lisboa, Portugal. É Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Brasil), com especialização acadêmica em História da Ciência e Tecnologia. Possui Bacharelado e Licenciatura em Conservação e Restauro de Bens Culturais pelo Instituto Politécnico de Tomar (Portugal) e especialização profissional na área de Museologia, com ênfase em Conservação e Gestão de Coleções.

Possui também experiência em curadoria, redação e revisão editorial, com ênfase na coordenação e participação em diversas publicações e eventos relacionados à divulgação e valorização do patrimônio cultural.

Integra ainda os quadros acadêmicos do Curso de MBA em Gestão de Projetos da Universidade de São Paulo e a equipe de investigação científica do Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar.

 


Do CCS / publicado em 14/09/2023. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *