Academia Jovens Músicos recebe Renato Bandel

Academia Jovens Músicos recebe Renato Bandel

A Orquestra Filarmônica da Academia Jovens Músicos recebe neste domingo (17) o  renomado violista piracicabano Renato Bandel – em concerto, com entrada franca, que acontece na sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso às 11h.

A atração, que faz parte da série de concertos matinais da Academia Jovens Músicos, celebra neste domingo a música brasileira e três de seus importantes compositores: Ernst Mahle, Cláudio Santoro e Edino Krieger.

Fundador da Escola de Música de Piracicaba, Mahle é alemão nascido em Stuttgart e naturalizado brasileiro na década de 1960 – tendo dedicado sua vida à composição, à pedagogia musical e – em específico – a formação para a música de toda uma geração de brasileiros e brasileiras, especialmente dedicação os piracicabanos e piracicabanas.

O manauara Edino Krieger e o Catarinense de Brusques, Edino Krieger, além dos estudos no Brasil contaram com experiências, estudos na juventude na Europa e nos EUA que contribuíram em sua formação musical.

Os três tiveram aulas com Hans-Joachim-Koellreuter, fundador do Movimento Música Viva, uma das referências mais dinâmicas e notáveis da música nova brasileira na década de 1940. Também têm em comum o fato de terem se preocupado e participado ativamente na formação de jovens músicos, instrumentistas, maestros, compositores.

Retrato dessa preocupação foi a primeira orquestra infantil de Piracicaba fundada por Ernst Mahle em 1955, para a qual comprou e adaptou instrumentos, realizou arranjos de músicas folclóricas. Essa orquestra veio a ser, durante 50 anos, um amplo centro formador de instrumentistas na região, que viriam a fazer parte, mais tarde, de renomadas orquestras nacionais e internacionais, como é o caso do nosso solista, Renato Bandel. Estamos hoje colhendo os frutos de seu trabalho árduo e expressamos nossa gratidão.

PROGRAMA DO CONCERTO

SantoroPonteio

Ernst Mahle – Concertino para viola
Solista: Renato Bandel

SantoroMini-Concerto Grosso

E. Krieger – Suíte para Cordas

SOLISTA

(Foto: Bel Junqueira)

Nascido em Piracicaba, Renato Bandel iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Nesta capital, pôde ampliar sua experiência orquestral com os principais maestros da atualidade. Lá esteve por 7 anos e se formou mestre pela Universidade de Berlim. De volta ao Brasil, além de ter atuado como chefe de naipe nas principais orquestras em São Paulo, também exerce atividade como docente que inclui a USP Ribeirão Preto, Faculdade Cantareira, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli. Renato se destaca também como camerista e solista e atualmente trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí e professor de viola na Academia Jovens Músicos.

MAESTRO

Anderson Oliveira: Natural de Piracicaba, Estado de São Paulo, Brasil. É bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual de Campinas. Estudou ainda com os maestros Henrique Gregori e Roberto Tibiriça, além de harmonia com compositor Ernst Mahle. Anderson realizou especializações estudando com os maestros Neeme Järvi, Daisuke e com a maestrina Catherine Larsen-Maguire. Como maestro, teve a oportunidade de colaborar com vários nomes como os solistas brasileiros. Oliveira regeu concertos com grandes artistas da música popular brasileira tais como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e Nelson Ayres. Em 2022, maestro Anderson Oliveira, foi escolhido para a fase final do Concurso Internacional Orchestra’s Conductor na Romênia e recebeu Special Prize no Vienna Schule Conducting Competition, em Vienna, Áustria.

Serviço

Concerto Matinal

Domingo (17/09),  às 11h

Na Società Italiana di Mutuo Soccorso –  Rua Dom Pedro I, 781 – Centro, Piracicaba – SP, 13400-410

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente aqui na Sede da Academia ou pelo site www.sympla.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *