Abrigo Gatos do Cemitério e o Núcleo Ocupe

Abrigo Gatos do Cemitério e o Núcleo Ocupe

Em uma interessante atividade, visando ampliar o processo de formação para a cidadania política, o Núcleo de Base Ocupe, do PT de Piracicaba, esteve em visita ao Abrigo Gatos do Cemitério. Tratou-se de um importante encontro para discutir a luta política, como também refletir sobre políticas públicas de proteção aos animais e a necessidade de mobilização da sociedade para pressionar e cobrar do Estado ações efetivas e focadas.

Os companheiros e companheiras do Núcleo Ocupe reconhecem que o processo civilizatório e da organização da cidade passa por uma sociedade que cuida, protege e salvaguarda os animais em interface às políticas que também garantam direitos fundamentais às pessoas, à classe trabalhadora cujo atendimento às necessidades básicas encontra-se estrangulado em decorrência das políticas neoliberais.

Neste passo, a proposta de luta do Núcleo Ocupe almeja fortalecer as ações e movimentações dos protetores. A equipe do Abrigo Gatos do Cemitério é ampla e age cotidianamente na defesa dos gatinhos e gatinhas, protegendo e se articulando com a sociedade civil na busca de soluções. O espaço do abrigo é incrível, muito bem organizado e acolhedor. Os bichinhos ficam aconchegados, podendo compartilhar com os seres humanos o direito à vida!

Quanto aos protetores, identificamos um perfil essencial que anima suas atividades. Encontramos pessoas ou militantes engajados, orientados e profundamente irmanados com a existência dos animais, suas dores e o intenso vínculo que os une à condição humana. A existência guarda um vínculo inseparável com os animais. Não existimos sem estes seres, respiramos através deles e experimentamos sentido quando estamos ao lado deles. Os protetores são os educadores e os propulsores deste entendimento, formando nossa leitura crítica e inspirando ações sustentáveis.

O Núcleo Ocupe é solidário e quer atuar com a equipe do Gatos do Cemitério na luta intermitente em defesa da vida, agregando a esta batalha a movimentação pelos direitos sociais, por uma cidade integrada com a natureza, por políticas de proteção animal, por mais recursos públicos e pela responsabilidade do Estado.

É imprescindível serviços em atenção à saúde animal, programas de segurança alimentar, principalmente para os que estão em situação de rua e inseridos em famílias vulneráveis, campanhas de conscientização e sensibilização que promovam a plena proteção destes seres. Um Estado que abraça a política neoliberal pode dar poucas respostas à temática em alusão. Exemplificando, tivemos conhecimento de que não mais será construído o Hospital Veterinário em Piracicaba. Decisão esta que viola o direito dos animais à vida, assim como o bem estar das pessoas, quando pensamos o mundo a partir de uma profunda conexão entre todos os seres vivos.

Agradecemos à equipe do Abrigo Gatos do Cemitério, assim como à Elcian Granado pela tarde de reflexão e debate, também como de amizade e imenso afeto! Lutamos por uma sociedade justa e igualitária, em comunhão complexa com os seres viventes de cuja existência emana o dom da vida! Eis as bases para uma civilização planetária.

 

 

 

 

 

Maria Teresa Silva Martins de Carvalho é assistente social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *