A magia do meu Natal – por Zilma Bandel

A magia do meu Natal – por Zilma Bandel

Cartão de natal 1

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus.

(Sermão da montanha)

Difícil falar sobre o Natal. Parece que tudo o que se tem a dizer ou escrever já foi dito ou escrito. Sentimentos, posturas, emoções, correria, consumismo. Tudo me parece meio de pernas para o ar. Não julgo, não sou consciência de ninguém. Muito melhor escrever sobre como o Natal percorreu minha vida com uma especial magia que gostaria de compartilhar com vocês. Escrevo com simplicidade, com certa ousadia emocional, sem o menor medo de ser piegas, pois vou escrever sobre alguns dos melhores sentimentos e valores que fizeram minha vida valer a pena. Escrevo sobre a alegria na fé.

Minha família é de origem simples, cinco filhos, muita luta dos meus pais para que todos estudassem; nunca tivemos uma vida abastada. Cristãos, aprendemos a comemorar o Natal com o espírito de amor, de harmonia, de confraternização.
Desde muito pequena me acostumei a sentir o cheiro da árvore natural dentro de casa. Enfeitada com simplicidade, na noite de Natal meu pai colocava, ao pé da árvore, água e alimento para as renas do Papai Noel. O menino Jesus ia nascer e o Papai Noel traria um presentinho para nós.

Meu pai, sentindo que eu estava desperta, escondida no alto da escada, perto da meia-noite “conversava” com o Papai Noel, agradecendo sua visita e os presentes deixados. Ia me deitar feliz, ansiosa para que o dia amanhecesse. Mágico momento. Logo cedo, me levantava, descia para ver os pacotes ao pé da árvore. Impossível descrever minha emoção. Logo ia agradecer ao Menino Deus no presépio que montávamos com muito capricho, acrescentando a cada ano algumas figuras em homenagem à Sagrada Família. O Menino Jesus enviara o Papai Noel e os presentes. Eu tinha que agradecer.

Cartão de natal

 

 

Almoço animado, com toda a família reunida, grupo que foi aumentando com os casamentos e chegada dos netos. Cada um à sua maneira demonstrava seu amor e sua alegria pelo momento de encontro. Para mim sempre foram momentos mágicos, que guardo com lembrança de encantamento no coração.

Essas são algumas recordações de uma infância que viveu alegrias de muita pureza e simplicidade nos Natais. Importante era o amor, era estar junto. Não fiquei triste quando soube que o Papai Noel era meu próprio pai. Aquelas fantasias todas me fizeram feliz e isso, até ali, me bastava.

Uma pessoa de sentimentos delicados uma vez me contou que no seu Natal não houve troca de presentes. O melhor presente que todos receberam foi o amor e a harmonia compartilhados. Isso, para mim, é Natal, e deveria ser vivido por todo o ano. Compartilhamento de amor.

Depois, com o casamento, começou a vivência com a tradição alemã do Natal. O clima temperado favorece o recolhimento nos lares, o artesanato, a culinária, os famosos biscoitinhos com formas que lembram a época – anjos, pinheiros, velas…O pinheiro natural montado na véspera do Natal tinha uma novidade para mim: as velas.

A cerimônia na véspera de Natal acontece no começo da noite. As velas são acesas, faz-se a leitura do Evangelho do Natal, breve momento de reflexão e troca de presentes. Na primeira vez, a beleza do queimar silencioso das velas me causou uma emoção que jamais vou esquecer. Um convite ao recolhimento e ao sentir do verdadeiro significado da beleza daquele encontro. Foi mais uma oportunidade para crescimento espiritual.

Com a chegada das crianças apareceu um novo elemento: o sininho. Elas esperam em algum quarto, enquanto tudo é arrumado e as velas são acesas. Toca-se, então, o sininho para avisar que Jesus nasceu e que o Papai Noel passou e deixou os esperados presentes. Emociona ver a surpresa e a alegria em suas faces.

Moramos por um tempo na Alemanha e aí essa tradição se fortaleceu entre nós. Assim foi com meus filhos e assim é agora com meus netos. Momento especial ver o brilho nos olhos das crianças ao se depararem com a sala iluminada somente pela luz das velas na árvore. Elas tiveram que aprender a ter paciência para escutarem a leitura do Evangelho, para os momentos de reflexão, para sentirem que comemoramos o nascimento de Jesus.Depois os presentes. Revivo com elas a magia e o reencontro com o encantamento dos meus Natais.

DSC02696Comecei esses escritos com o Sermão da Montanha, as Bem-aventuranças. A beleza dessas palavras de Jesus, para mim, diz tudo sobre a mensagem que Ele nos deixou: amor, paz, perdão, misericórdia, compaixão, justiça. Justiça social. Minhas reflexões no tempo de Advento me levam a fortalecer esses ensinamentos do Cristo em minha vida.

Há poucos dias uma amiga querida me perguntou se havia visto, no meio da parafernália da decoração natalina, alguma imagem ou menção ao nascimento de Jesus. Difícil! Então, que Ele esteja, em nossas vivências, com seus ensinamentos, em nosso dia-a-dia, por todo o ano.

Deixo ainda com vocês o momento de maior magia que já vivi em um dia de Natal. Na Alemanha, manhã de Natal, muito frio, assistimos à missa e depois fomos rezar junto ao presépio. Percebo que meu filho, o segundo, com três anos, começa a chorar. Perguntado sobre o motivo, entre soluços me fala: “Esse menino tão lindo acaba de nascer e logo vai sofrer e morrer na Páscoa”.

Feliz Natal!

——————————————————

Zilma foto

 

 

 

 

 

Zilma Bandel é pós-graduada em Biologia.

 

46 thoughts on “A magia do meu Natal – por Zilma Bandel

  1. Prezada e amiga Zilma,
    Mais uma crônica bela e verdadeira. O Natal – hoje puro produto de “marketing” do Papai Noel (quem é esse cara??) – não me pega mais. O verdadeiro motivo – o Salvador – Jesus -aniversariante do dia – nem está na mesa que mais se compara aos banquetes romanos com tanta “comilança” e nada cristão.
    FELIZ NATAL (Natividad) e que o Menino-Deus esteja sempre presente em nossas vidas.

    abr de Helinho/Miriam

    1. Querido amigo Hélio.
      Sou muito grata por sua leitura sempre atenta e pelo carinho do comentário.
      Vamos viver um Natal de amor e fraternidade! E que esses sentimentos possam perdurar pelo novo ano.
      Deixo meu afeto com você e sua querida família.
      Feliz Natal.

  2. Zilma, você nos transportou a todos os ambientes mágicos do Natal. Viagem necessária para quem está tão impregnada da rotina desgastante. Beijos linda filha, esposa, mãe e agora maravilhosa vovó. Deus proteja você e sua família!”

    1. Muito obrigada, Carmen, por sua leitura, comentário e bons votos.
      Seu carinho e incentivo são muito importantes para mim.
      Deixo meu carinho com você.
      Feliz Natal!

  3. Zilma: parabéns pelo belo e verdadeiro texto. Precisamos urgentemente ensinar às futuras gerações o real significado do Natal. Desejo que em sua família o Natal seja muito verdadeiro e traga Paz e alegria para 2014. Beijos natalinos.

    1. Sou muito grata por sua leitura, comentário que muito me incentiva e pelos bons votos, Maria Luiza.
      Que seu Natal e seu novo ano sejam abençoados e com muita luz.
      Beijo com carinho.
      Feliz Natal.

  4. Zilma, . Você registrou com muita delicadeza o verdadeiro espírito do Natal que sempre esteve presente na sua vida e da sua família. É um exemplo magnifico. Li com lágrimas nos olhos o final. Feliz Natal! Beijos

    1. Muito obrigada, Neusa.
      Fico muito feliz com sua leitura e carinho no comentário.
      Espero poder um dia conhecê-la e abraçá-la pessoalmente.
      Que seu Natal e novo ano sejam repletos de bênçãos.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  5. Zilma querida,
    Sua crônica me emocionou logo de início, pois o Sermão da Montanha é a minha passagem preferida do Evangelho! E a emoção continuou até o final, principalmente porque, você sabe, nossa amizade foi fortalecida nesses quarenta e tantos anos pelos nossos encontros no Natal! Por muitos anos nossos filhos esperavam pelo dia em que passaríamos em Piracicaba, “para ver o Natal da tia Zilma” e assistir ao concerto de Natal da família… E mesmo não podendo mais participar da nossa visita anual, esperam com ansiedade pelas notícias do nosso encontro! Muito do que escreveu em seu texto também faz parte da minha historia de vida e vários detalhes presentes no seu relato estão presentes na nossa comemoração de Natal, por influência sua – a árvore natural, as velas em vários cantos da casa (minha primeira vela de Natal foi presente seu!), a música natalina tocando o dia inteiro, a reflexão sobre o sentido do Natal em nossas vidas…Foi muito bom rever, no seu texto, Zilma, momentos de pura espiritualidade que aprendemos a apreciar e praticar com você! Para mim, esta sua crônica foi muito especial, me tocou no fundo do coração! Feliz Natal, amiga escritora!

    1. Querida Miriam.
      Nossa amizade de muitos anos sempre teve ternos momentos no tempo de Natal.
      Mais que isso, ela sempre me deu suporte e apoio nos momentos difíceis e o compartilhar da alegria nos felizes momentos. A distância não impediu que ela estivesse sempre fortalecida.
      Fico muito feliz por saber que tem um pouco de mim em suas comemorações.
      Logo nos veremos e tantas histórias desse ano serão relatadas, com o afeto que sempre nos uniu.
      Beijo carinhoso a você e seus queridos.
      Feliz Natal!

  6. Querida amiga,
    Que texto maravilhoso !!!! Bem aventurada Zilma por você existir e nos contemplar com a beleza de suas escritas !!! Compartilho com você :
    Onde houver lugar:
    para as crianças nascerem …
    para o pobre morar, trabalhar e viver …
    para a mulher … para o estrangeiro … para o doente … e para todos os que lutam …
    Haverá lugar para a Vida, para a Paz
    Haverá então lugar para DEUS nascer.
    Haverá Natal !
    Um Feliz Natal, um 2014 repleto de realizações !!!!
    bjs Célia

    1. Querida Célia.
      Senti muito carinho em seu comentário. Muito obrigada.
      Que possamos sempre compartilhar esse sentimento de amor, de paz.
      Um Natal e um novo ano abençoados e repletos de luz.
      Beijo com muito afeto.
      Feliz Natal!

    1. Obrigada, Ivana.
      Sua leitura e comentário são sempre importantes para mim.
      Você tem toda a razão. Aprendemos – mais do que ensinamos – muito com os pequenos. Ainda bem!
      Natal de bênçãos e muita luz , também para seu novo ano e de sua querida e linda família.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

    1. Querida Malú.
      Fiquei feliz com sua leitura e comentário carinhoso.
      Que seu Natal seja de muitas bênçãos e luz. E seu novo ano também, junto de toda a sua querida família!
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  7. Querida Zilma amiga!
    Mais uma vez voce nos emociona com seus escritos. Acredito que todos nós tivemos esses bons momentos cristãos que voce tão gostosamente nos passou. Oxalá as pessoas olhassem mais para essa data como verdadeira benção com a chegada do Cristo e distribuíssem amor e paz entre si. Lindo texto!
    Um feliz e santo Natal pra você e toda sua amada família.
    Baci mille

  8. Querida ZIlma,
    Sim, voce sempre nos emociona mesmo e sempre acrescenta algo de muito bom, muito obrigado Tenho a certeza que Deus esta lhe dando sempre muitos outros Natais mágicos, pois Ele mesmo a capacitou a perceber este momentos ano apos ano., dia apos dia….
    Grande abraço a toda família!
    marcos

    1. Querido Marcos.
      Fico feliz quando sinto que minha mensagem também chega aos jovens.
      Muito obrigada pela leitura e carinho no comentário.
      Que seu Natal tenha essa magia, e seja repleto de bênçãos, paz e luz. Para você e seus queridos.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  9. Querida Ariadne.
    Nossa amizade faz de você uma pessoa suspeita para escrever sobre o que escrevo…Brinco com você! Obrigada por sua leitura e o incentivo de sempre no comentário.
    Desejo que você passe também um Natal repleto de bênçãos e luz.
    Beijo com carinho.
    Feliz Natal!

  10. Querida Zilma,

    começo o dia emocionado com a rica leitura e agradecendo a Deus por ter em nossas vidas uma pessoa tão especial quanto você, que resgatou com muita energia o verdadeiro espírito de Natal. Tenha certeza que todos que lerem sua mensagem, terão uma Natal mais iluminado, com mais união, confraternização e muito mais feliz por lembrar que Jesus renasce a cada ano, assim como o amor se renova, e todos os bons sentimentos e carinhosas lembranças que guardamos em nossos corações.

    Um feliz e carinhoso Natal a você e toda sua linda família que amamos e respeitamos há muito tempo. Que Jesus ao renascer, renove todas as boas energias e traga um 2014 repleto de saúde e paz a todos.

    Com carinho,
    Marcelo e Maria Helena Brancalion
    PS. estamos ansiosos para ler novos textos em 2014!!!

    1. Queridos Maria Helena e Marcelo.
      Vocês sabem o quanto vocês e toda a sua querida família são importantes para nós.
      Aprendi e cresci muito com nossa covivência e amizade de fortes vínculos.
      Sou muito grata por sua leitura e incentivo.
      Desejo muitas alegrias, paz, luz e bênçãos para seu Natal, seu novo ano e toda a sua vida.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  11. Querida ZIlma, desculpe-me pela ausência em todo esse tempo; uma gripe forte com algumas sequelas impediu-me até o acesso ao computador, porém estas limitações fazem parte de nossa caminhada, e vc bem sabe o que é isto. É o momento em que chegamos mais perto de Deus. Sua crônica vem de encontro ao sentimento verdadeiramente cristão de todos nós e devemos esforçar- nos para fazermos a diferença , pois a inversão do espírito do Natal é de assustar. Beijos com muito carinho e os votos de um feliz e santo natal para todos vcs, Myria

  12. Querida Myria.
    Sou muito grata a você por sua leitura e comentário.
    Você, como pessoa e escritora, sempre foi uma referência importante para mim.
    Desejo que seus problemas de saúde estejam superados e que seu Natal e novo ano sejam abençoados, repletos de luz e paz.
    Beijo com afeto.
    Feliz Natal!

  13. Zilminha,
    sabe o que me ocorreu quando li tão bela e detalhada descrição de uma Noite de Natal, de uma data como o Natal?
    Que deveríamos transformar o texto em “Istruções de Uso” para se fazer um Natal – mais ou menos como estas que acompanham as máquinas e utensílios ou brinquedos que hoje compramos! Também poderia ser “Como respeitar e fazer uma criança feliz” !! Será que daria certo? Não sei, me ocorre também que junto às instruções, teria que ir um pacotinho de sensibilidade e gentileza genuínas! Você poderia emprestar???
    Feliz Natal! Um grande e muito carinhoso abraço da Leila

    1. Obrigada, Leila querida, pela leitura e tanto carinho no comentário.
      O texto na minha cabeça era outro. Saiu assim. Emoções guardadas há tempos, agora liberadas e tornadas públicas. Parece que elas foram o caminho para boas recordações de quem leu. Bom, não é?
      Estou preocupada porque já fui convocada para estar ao piano no nosso concerto da noite de Natal. É a volta da música, pois a Clarinha e o Felipe já estão meio crescidinhos.
      Vamos ver…
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  14. Zilma, querida, ao ler tão bela e sensível mensagem, fico muito feliz em saber que alguém como voce e eu nos preocupamos e lembramos do aniversariante do dia, e também me alegra saber que voce compartilha de tudo que acredito, justiça social.
    Feliz Natal, amor, luz e muita paz, beijos
    Rosane

    1. Querida Rosane.
      Acabei de ler sua entrevista. Ótima! Espalhou muita luz nos caminhos de quem está passando por momentos especiais como os nossos. Já respondi.
      Obrigada por sua leitura de minha crônica e tanto carinho no comentário.
      Sentimos, logo que nos conhecemos, a identifificação nos nossos principais valores de vida. Acreditamos nas mesmas coisas e lutamos por elas. Sem perder a ternura, não é, amiga?
      Beijo com muito carinho.
      Feliz Natal!

  15. Olá, Zilma
    O Alê tem razão…nem precisa insistir em acreditar em sua capacidade para publicar seus textos.
    Estamos carentes de palavras alentadoras que possam dar sentido em nosso viver. Como você fez em sua cônica, deixando de lado a mesmice das inutilidades que envolvem o comércio natalino, exaltando sentimentos simples e que tocam a alma e resgata princípios formadores de uma ética cristã.
    Nosso amigo Alê deve continuar insistindo no incentivo de sua escrita e você, quando puder, brinde-nos com ela.
    Abração e um Natal Feliz, com muita luz e paz, junto a filhos, netos, noras…….
    Newman

  16. Querido Newman.
    Agradeço por sua leitura e comentários que muito me incentivam.
    Você sabe que é uma referência importante para nós, como escritor, como professor, como ser humano. Por causa disso suas palavras me dão um bom alento para tentar continuar, mesmo não sendo escritora por formação.
    Desejo o melhor para você e seus queridos neste tempo de Advento e de renovação de esperanças para o novo ano.
    Beijo com afeto.
    Feliz Natal!

  17. Zilma
    Como diz a música, “Recordar é viver”, as suas recordações de Natal confirmam e, felizmente, pudemos compartilhar através da sua crônica. Que lindos momentos aqueles! Parabéns Zilma, pela vida e por tudo que proporcionaste para a formação dos seus filhos.
    Feliz Natal, com vários sininhos tocando para anunciar que os presentes para o Ano Novo chegaram…saúde, paz, amor, fraternidade e muitas e muitas bençãos.
    Um beijo
    Cleide

    1. Querida Cleide.
      Sou grata por sua leitura e carinhoso comentário.
      Boas lembranças, sempre boas intenções pela vida, o bem. Olhando para trás, isso nos dá uma sensação de leveza, o sentimento de valer a pena, não é?
      Muitas bênçãos para seu Natal e seu novo ano, para você e seus queridos.
      Feliz Natal!

  18. Comadre, como é gostoso ler suas lembranças. A vida passa em um segundo trazendo recordações. Feliz Natal e que tudo se repita, ano, após ano com alegria, paz, e saúde.

  19. Querida amiga,vc me fez relembrar tantas coisas boas nos natais de minha infância ….foi muito gostoso,aliás ,as suas Crônicas são sempre tão cheias de conteúdo e sensibilidade que realmente mostram que você merece muito ter sido convidada por esse prestigioso Jornal.Parabéns e um Feliz Natal pra vc e que a magia continue! Um beijo

  20. Com certeza, Rose querida, essa magia vem da alegria da fé. Ela continua e cada vez mais forte.
    Obrigada por sua leitura e carinho no comentário. Boas recordações sempre aquecem a alma. Que bom que você pôde revivê-las.
    O editor do Diário, amigo querido, resolveu correr o risco de colocar escritos de uma não escritora em seu Diário. Ele é competente, talentoso e…corajoso.
    Beijo com afeto.
    Feliz Natal!

  21. Prezada Zilma Bandel,

    Seu texto, de conteúdo edificante, alcança o sentido mais alto do Natal. Tem sido uma grata alegria acompanhar suas reflexões.

    Receba meus melhores cumprimentos.

  22. Obrigada, Professor Adelino.
    Sou grata por sua leitura e comentário.
    É um grande incentivo para mim que não sou escritora.
    Escrevo sobre minhas verdades, procurando a melhor forma, mesmo não conhecendo técnicas para escrever.
    O importante para mim, na verdade, é o coração.
    Feliz Natal!

  23. Zilma, estou lendo seu texto hoje, dia de Natal! Que texto lindo e sensível.
    Aqui em casa também procuramos passar para as meninas que o personagem principal do dia, o aniversariante é o menino Jesus. Ontem a noite perguntamos para a Maria Fernanda se poderíamos servir a ceia e ler a mensagem de Natal, ou se ela queria abrir os presentes. Ela preferiu primeiro a mensagem(dirigida e organizada por ela), depois jantar com uma Ave Maria e um agradecimento e só depois os presentes. Não é lindo? Acho que estamos conseguindo passar para elas o verdadeiro sentido do Natal. Mas só descrevi tudo isso para mostrar que me identifiquei muito com seu texto. Não pare nunca de escrever, pois você escreve com o coração e assim como eu, tenho certeza que muitos corações são tocados com as suas mensagens. Pronto escrevi! Demorou…mas saiu. Bjo grande e fique com Deus. Um Feliz Natal para vc e sua linda família.

    1. Querida Ana.
      Você me emocionou com seu relato.
      As boas sementes que você e o Ricardo plantam na alma das meninas já dão frutos bonitos que elas carregarão para a vida, com certeza. Farão a diferença, como vocês fazem.
      Sua identificação com meu texto se deve, estou certa disso, à nossa afinidade espiritual.
      Você tem acrescentado sentimentos e valores de muita luz para minha vida.
      Obrigada por sua leitura e carinhoso comentário.
      Tenha um ano de muita paz, alegrias e bênçãos, junto à sua querida família.
      Beijo com afeto.

  24. Querida Zilma

    Natal é mesmo e sempre será momento mágico.Lembro-me sempre do Natal em nossa casa,quando minha mãe e meu pai e,depois nós,filhos,colocávamos as velinhas na árvore de Natal,que antigamente era pinheiro natural.A noite acendíamos as velinhas(algumas tenho até hoje)e…ficávamos admirando a árvore com as velas acesas, ao som de Silent night.Que espetáculo…você me fez vivenciar tudo isso novamente.Claro que,com sua crônica maravilhosa,real,singela,você sempre emociona e nos passa um quadro indescritível , mas que você descreve com tanta facilidade!!!
    Realmente,as coisas e os sentimentos parecem ter mudado nos dias atuais.Mas temos que lutar para manter o sentimento de amor,de espiritualidade,de paz e harmonia.É preciso incutir nas crianças que a importância do Natal não é pelo presente,pelo exagero gastronômico,mas é pelo nascimento de Cristo.Antes do dia de Natal,falei para minha netinha de 3 aninhos:o Natal representa o nascimento do Menino Jesus,e no dia de Natal,em casa,ela falou:onde está o nenê que nasceu?Acho que ao menos ela relacionou…
    Conheci bem seus pais e sei que em você eles incutiram muitos valores preciosos e hoje ficariam maravilhados ao ler esse texto…quem sabe,estão lendo?
    Além desses valores importantíssimos,você desenvolveu essa capacidade de nos transportar para situações,acontecimentos,lembranças através de seus textos.E este,especialmente,nos relembra amor,respeito,cristandade,família.É isso que importa em nossa vida…parabéns,mais uma vez… e desejo a você e todos os França e Bandel um 2014 com muita luz,esperança e realizações…mil beijos

  25. Muito obrigada, Dida, por sua leitura e tanto carinho no comentário.
    Se não pessoalmente, ao menos nos encontramos neste espaço, compartilhando lembranças e emoções.
    Desejo também a você e seus queridos muita luz e amor no coração para o ano novo, e sempre em sua vida.
    Beijo com afeto.

  26. Zilma, a emoção e as lembranças da infância me fizeram muito bem, obrigado pela oportunidade de compartilhar esse momentos mágicos. Nestes dias em que passei em Gramado tive a oportunidade de sentir os aromas do Natal através da grande variedade das que chamamos de “Árvores de Natal” ou seja os diversos tipos de Coníferas que crescem ora plantadas pelas mãos dos homens, pelo bico da Gralha azul, pelos animais ou simplesmente levavas pelas forças dos ventos, entre eles o Minuano. Falando em Minuano somente quem o conhece tem a noção do som que ele produz ao passar entre as Araucárias e os imensos pinheirais existentes nas matas do Sul. Beijão…

    1. Querido amigo Luís.
      Muito obrigada por sua leitura e comentário carinhoso.
      Boas recordações, um delicado momento de reflexão, é o que procuro trazer para meus amigos e leitores.
      Gostei demais de suas interessantes observações.
      Aprendi bastante com nossa conversa de hoje sobre sua viagem.
      Muita luz e paz sempre em seus caminhos.
      Beijo com afeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *