“A impressão é a que fica!” oferece atividades de xilogravura em Piracicaba

“A impressão é a que fica!” oferece atividades de xilogravura em Piracicaba

Projeto apoiado pelo Lei Emergencial Aldir Blanc e com apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural leva a arte da xilogravura aos quatro cantos da cidade.

 

Com ações voltadas para a valorização da xilogravura enquanto processo criativo, o projeto “A Impressão é a que fica – Xilogravura Itinerante” oferecerá aos participantes a oportunidade de participar de atividades acerca da xilogravura – ampliando os conhecimentos artísticos e culturais dos participantes a partir de vivências e trocas de experiências – a acontecerem em quatro pontos e datas diferentes em Piracicaba.

Capitaneado pelo artista visual Tony Azevedo, o projeto A Impressão é a que fica”  contará com oficinas e uma exposição individual itinerante das 20 obras em xilogravuras mais recentes de Tony, datadas de 2020-2021 – todas com montagem em formato de varal, fixadas em cordão de sisal, com prendedores de madeiras, semelhante à literatura de cordel.

Nas oficinas o artista compartilhará noções sobre as técnicas e teorias da gravura, contribuindo para a expansão da percepção dos participantes e propondo um redimensionamento de fronteiras mentais e culturais – buscando romper limitações, desenvolvendo o ter voz e o dar voz, e expandindo as possibilidades de realização e diálogos. A proposta, além da partilha de saberes e técnicas da gravura nos seus variados meios e processos, inaugura também um laboratório de gravadores e aprendizes, aprofundando o conhecimento e abrindo espaço para debates estéticos e críticos. As atividades também serão realizadas em espaços público, o que dará a elas uma visibilidade nas ações, popularizando ainda mais a técnica da xilogravura.

Locais e datas das atividades:

Dia: 12 / fevereiro (sábado) Das 14 às 16 horas – Casa do Hop Hop, Rua Jaçanã altair Pereira Guerrini, Nº 200 Pauliceia – Conato: (19) 991988822, com o  Bira(líder comunitário)

Dia: 26 / fevereiro (sábado) Das 14 às 16 horas – Centro Cultural Vila África “Faé” – Rua Paschoalina Orlando, Nº 177 Vila Independência – Conato: (19) 999875020, com a Marcinha da Dança

Dia: 12/ março (sábado) Das 14 às 16 horas – EM Antonio Boldrin, Trav. Sylvio Bruzantin, Parque 0rlanda I – Contato: (19) 34251279, com o Peterson Rigato(diretor)

Dia: 26 / março (sábado) Das 14 às 16 horas – E E Francisco Mariano, Rua: Prof Laura Fernanda de Campo Ferrari, Nº 47 Novo Horizonte – Contato: (19) 34349198, com o Mauricio Brasil diretor

 Inscrições

A exposição e as oficinas de xilogravura serão abertas ao público gratuitamente, com as inscrições na própria comunidade, ou feitas através dos conatos: (19) 34226396 – (19) 991888237, com Tony Azevedo

Observação: As pessoas interessadas em participar das oficinas de xilogravura nas quatro comunidades deverão fazer as inscrições antecipadamente, pois as vagas serão limitadas. Idade: a partir de 15 anos.

*Uso obrigatório de máscaras e apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 nos locais serão obrigatórios. Nos locais serão fornecidos álcool em gel e será mantido o distanciamento de um metro entre as pessoas.

Tony Azevedo

Pernambucano nascido em Recife – residente em Piracicaba há mais de 15 anos – Tony é escultor, pintor, gravador, músico e produtor cultural da empresa “Ema Produções Artísticas”. Sua produção na arte da xilogravura vem de longa data e é fruto de vasta experiência adquirida ao longa da sua carreira artística – através de participações como no grupo Guaianases, junto a artistas gravadores de Pernambuco (como o mestre Hélio Soares), no Festival de Inverno da Faculdade Católica de Pernambuco (com o professor e artista visual Flavio Gadelha), no Curso de Extensão da Faculdade Federal de Pernambuco (com João de Barros), curso de gravura com Humberto Maçal, da Sociedade de Gravadores de Lisboa Portugal, realizado no Centro Cultural de Belém,  curso de gravura no Museu Lasar Segall com  o professor Paulo Penna.


(Informações: divulgação)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *