A genialidade criativa da arte de Carlos ABC

A genialidade criativa da arte de Carlos ABC

A arte é, sem dúvida, a força mais potente do ser humano. Por meio do trabalho livre e criativo a natureza é transformada, alcançando singular beleza estética, de maneira a reproduzir a imagem da própria humanidade. Pela arte, a consciência humana ganha materialidade, fazendo do mundo um reflexo daquele que cria. Essa é uma dinâmica quase divina, porque a força criativa da arte é o que mais aproxima o ser humano do próprio Deus.

Carlos ABC é um artista de mão cheia, que carrega o dom divino de criar, enchendo o mundo de beleza estética e humanidade, a partir de diversas linguagens artísticas. O carnavalesco, o ator talentoso, o roteirista mais criativo, o inventivo cenógrafo, o contador de causos, o diretor, o artista plástico, o produtor artístico, o fazedor de artesanatos etc., são dimensões que revelam as facetas de genialidade de Carlos ABC.

Piracicaba é uma cidade pujante, onde as expressões de arte, com seus muitos artistas talentosos, vicejam. É uma cidade que traduz, em uma estética profunda, a identidade do povo brasileiro. Carlos ABC, como filho ilustre da Noiva da Colina, procura representar, em sua arte, o que há de mais genuíno e belo na cultura piracicabana. Por isso que é justo dizer que ABC, com sua arte, busca apresentar uma genealogia da cultura de Piracicaba. Em um primoroso trabalho de arqueologia da arte, digamos assim, Carlos ABC busca escavar as origens da arte e cultura piracicabanas, popularizando e democratizando o conhecimento e a reflexão sobre o sentindo mais profundo do que é ser caipiracicabano.

A boa notícia é que a singular trajetória de Carlos ABC, marcada por uma intensa e rica produção artística, agora poderá ser acessada por todos e todas que amam a cultura elaborada no interior paulista. A escritora Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, com o livro “O ABC de Carlos ABC “– contando com a produção de Marcos Thadeus –, é a grande ponte para que a história desse criativo artista alcance todos os públicos. De maneira inspirada, Maria Teresa, no ABC de Carlos ABC, não deixa de fazer também um trabalho de resgate histórico e memória cultural, registrando, com alguma cronologia e muita beleza literária, as experiências mais interessantes que acabaram por definir a vida de Carlos ABC.

Na perspectiva da autora Maria Teresa, a produção artística de Carlos ABC acompanha o processo de democratização do Brasil e de produção cultural da própria cidade de Piracicaba. Conhecer os experimentos no campo das artes cénicas e plásticas de Carlos ABC significa mergulhar no que há de mais criativo, inusitado, original e esteticamente belo na produção artística dos últimos 40 anos no interior da cidade de São Paulo.

A arte é o dom mais raro e precioso, que deve ser cultivado sempre, por meio de políticas públicas. Maria Teresa nos ensina, em sua obra, que Carlos ABC abriu promissores caminhos, mas teve que enfrentar muitas dificuldades em sua longa trajetória artística. O livro não deixa de ser uma maneira de se reconhecer o seu imenso legado à cultura de Piracicaba. Uma cidade que respira cultura deve também, na mesma medida, dar condições materiais para que seus muitos artistas vivam as possibilidades da arte, assim como fez Carlos ABC.

 

 

 

Adelino Francisco de Oliveira é professor no Instituto Federal, campus Piracicaba, doutor em Filosofia e mestre em Ciências da Religião.

adelino.oliveira@ifsp.edu.br

 

 

 

(foto de capa: página pessoal do ator Carlos ABC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *