“Eu não sabia o que estava para acontecer…” – depoimento de Sérgio Marcus Pinto Lopes

“Eu não sabia o que estava para acontecer…” – depoimento de Sérgio Marcus Pinto Lopes

Quando fui nomeado para ser pastor na igreja de São Mateus, em Juiz de Fora – Minas Gerais – e capelão do Instituto Granbery – tradicional escola metodista fundada na cidade em 1890 – nem podia imaginar o que haveria de enfrentar em minha nova atuação. Eu havia me formado em teologia no final de 1960 e fora ordenado presbítero nessa mesma época. Meu primeiro pastorado em tempo integral se dera em uma pequena igreja, na cidade de Manhuaçu, também em Minas, e foi aí que recebi a nomeação episcopal para Juiz de Fora a partir de 1963. Eu pensava que a mudança seria simplesmente uma questão eclesiástica. Quanta coisa haveria de acontecer no novo espaço de atuação pastoral!

Eu era essencialmente um pastor, preocupado com a vida e as necessidades espirituais das pessoas pelas quais acreditava ser responsável perante Deus e a Igreja Metodista. Foi então que descobri concretamente ser impossível esquecer a dimensão política da vivência cristã. Uma das responsabilidades do capelão era participar da orientação da grande comunidade da instituição, composta de alunos, professores e funcionários no programa de suas assembleias semanais. Eram mais de 500 pessoas reunidas em seu grande auditório. Os temas destas assembleias eram mais ou menos livres, mas geralmente giravam em torno das responsabilidades éticas que se esperava dos granberyenses, como eram chamados todos os que estavam vinculados à instituição.

Corriam os primeiros meses de 1964 quando me coube a responsabilidade de falar em uma dessas assembleias. Governava o país o Presidente João Goulart. Era um período de intensa agitação política, pois a necessidade de reformas estruturais defendidas pelo governo para a criação de uma sociedade mais equitativa era combatida pelas forças políticas conservadoras. Em minha perspectiva, essas reformas eram a expressão política de uma atuação evangélica e bíblica. Entre elas, Goulart propunha o tabelamento dos aluguéis, a nacionalização das refinarias de petróleo pertencentes ao capital privado e a desapropriação das terras em torno dos grandes açudes públicos e às margens das rodovias e ferrovias para fins da reforma agrária. Este último item me parecia diretamente vinculado à mensagem de Jesus Cristo.

Bati palmas para essa proposta e declarei na assembleia que ela vinha ao encontro da fala do profeta Isaías que se insurgia contra os latifundiários. Recordei uma passagem bíblica importante: “Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra!” (Isaías 5.8). Meu apoio a essa proposta não tinha um fundamento ideológico. Eu a via como um reflexo da atitude da Igreja Metodista que havia definido o que chamava de seu Credo Social que, entre outras coisas, denuncia ser injusto aumentar a riqueza de quem já é rico e defende a distribuição equitativa de recursos, o rompimento das discriminações, a luta contra as injustiças econômicas.

Quem de entre os professores, alunos ou funcionários entendeu de modo diferente essa mensagem? Não descobri à época nem em qualquer tempo. O certo é que ela foi vista por alguém como uma tomada de posição comunista. Alguns dias depois, a 30 de março, eclodiu o golpe militar que vinha sendo pensado desde algum tempo e só não havia ainda ocorrido porque nem todos os líderes militares o apoiavam.

O comandante da 4ª Região Militar, general Olympio Mourão Filho, iniciou nesse dia uma rebelião em Juiz de Fora. O Granbery estava assim no núcleo, mesmo, do golpe que então se instalava. A fala do pastor foi interpretada como um apoio ao comunismo e digna de toda a desconfiança do grupo conservador apoiado pelos norte-americanos. Alguém correu a apresentar uma denúncia aos militares e eu fui indiciado.

Contrariamente, porém, ao que aconteceu a outros pastores e leigos da Igreja Metodista, não fui convocado aos quartéis e nem preso. Por quê? Só o soube anos e anos depois disso. Uma senhora, membro da Igreja Metodista – pena que nunca descobri quem foi – era a esposa de um militar de alta patente do exército encarregado de investigar-me mais de perto e eventualmente prender-me. Provavelmente – e isto ficará para sempre no espaço das suposições – ela comentou com o marido o que deveria acontecer e o convenceu de que eu não era comunista.

Isto não impediu que eu fosse fichado no Departamento de Ordem Política e Social – o DOPS – como pessoa perigosa a ser vigiada. Como vim a saber isso? Quando o professor Dr. Benedito de Paula Bittencourt era o Reitor e Diretor Geral do IMS – o então Instituto Metodista de Ensino Superior em Rudge Ramos, e, São Paulo – ele decidiu convidar-me para assumir a Direção da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista então vinculada à instituição. Bittencourt era membro do Conselho Federal de Educação e tinha seus contatos no Ministério da Educação. Preocupado que isto interferisse em todas as démarches para minha nomeação, eu o procurei e lhe narrei os acontecimentos ocorridos em Juiz de Fora. Ele me acalmou: “Não se preocupe. Já investiguei. Nada há contra você.”

Não imaginava, quando aquelas coisas aconteceram, que eu estava presenciando o nascimento de um período brutal na história do Brasil, que seria um tempo de trágicos sofrimentos e de morte para tantos compatriotas.

 

Nota dos editores: Juiz de Fora foi a cidade de onde partiram as tropas, em direção ao Rio de Janeiro, mobilizadas pelo general Mourão Filho, em 1964. Já nos dias anteriores, registrou-se na cidade a prisão de vários apoiadores do governo Jango. Uma semana após o 31 de março, Mourão retornou a Juiz de Fora, sendo recebido como herói, inclusive pelo então governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto. Desfilou em veículos militares, ao lado de tropas e de tanques, acenando para os moradores que estavam nas ruas, convocados para a celebração. Sede da 4ª Região Militar, Juiz de Fora sediou julgamentos e audiências de suspeitos e testemunhas na Auditoria Militar, além de sessões de tortura e prisões em instalações civis e militares, nos anos seguintes ao golpe.

 


Sérgio Marcus Pinto Lopes foi vice-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

 

Foto: Acervo Margarida Salomão. Tropas saindo de Juiz de Fora a caminho do Rio de Janeiro, em 1964.

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