Somos todos idiotas?

 

Perdoe-nos o leitor por este editorial tão duro e direto – e também por nossa cruel pergunta-título. Mas o momento tenebroso pelo qual estamos passando neste país – que parece apartado de sua sorte – exige de nós não menos do que a crueza das palavras virulentas e a acidez de perguntas retóricas fatais. Afinal, somos ou não somos – mesmo – uns perfeitos idiotas? Passamos décadas, em nosso país, lutando por direitos para todos, por justiça e igualdade social e de gênero, por respeito à diversidade, por respeito à mulher, por melhores condições para a população menos favorecida, por ações efetivas contra a fome, por ações positivas contra o racismo e – de uma hora para outra – jogamos na mais fétida lata de lixo da história absolutamente tudo isso por que lutamos tantos e tantos anos a fio. Não somos uns idiotas?

Assim, há pouco mais de três meses assistimos bestificados e pacíficos a um desfile de aberrações promovidas por um abjeto desgoverno que – dia após dia – nos humilha mundialmente com sua postura racista, misógina, tacanha, medíocre e maléfica. Ouvimos com plácida e bestial calma a uma estapafúrdia ladainha de bobagens, de declarações historicamente equivocadas, de afirmações esdrúxulas e burras ditas por uma gente lunática que – instada ao poder – não se envergonha de exibir sua mais fervorosa boçalidade e seu mais profundo desconhecimento acerca de tudo o que se refere ao mundo real, à ciência, à história, à educação, à economia, ao meio ambiente etc. Somos ou não somos idiotas de carteirinha?

E por sermos assim tão idiotas, idiotamente ainda não saímos às ruas a fim de lutarmos contra esse desgoverno que, para além de suas imbecilidades ideológicas e seu obscurantismo político, atende subservientemente a uma bancada legislativa que – em prol de negociatas escusas com a indústria armamentista – mira no extermínio das massas, incentiva a violência urbana e rural e favorece o armamento desenfreado de uma população despreparada para sequer soltar um mero rojão. Idiotas que somos, não nos lançamos às avenidas do país a combater o ataque revanchista desse desgoverno contra as universidades públicas e institutos federais. Idiotificados, ainda não paramos o Brasil para reivindicarmos o nosso direito constitucional à educação e ao investimento financeiro a ela legalmente previsto e orçamentado.

Somos todos idiotas porque silenciamos nossas vozes contra a um desgoverno que, apoiado pelo que há de mais sórdido no empresariado do país, tem como tarefa primordial acabar com a aposentadoria e sugar até a última gota do sangue do trabalhador brasileiro. Por sermos idiotas, deixamos que um guru desmiolado infle sobre a nação as velas de um anti-intelectualismo que pilheria a quem se dedica seriamente ao cultivo da reflexão filosófica, sociológica e acadêmica. Idiotas de plantão que somos, vemos uma família toda dormindo nas barbas do poder e rivalizando com o próprio desgoverno – promovendo cenas toscas e nojentas nas redes sociais Brasil e mundo afora.

Depois, cansados de sermos idiotas, descansamos diante da televisão e suspiramos por dias melhores – e somos, ainda, cobrados a torcer para que o desgoverno que nos fulmina tenha sucesso. Triste de nós, idiotas. Idiotas. Ainda não percebemos que, como diria a velha e eterna canção, quem sabe faz a hora – não espera acontecer. Somos ou não somos idiotas?

5 Comments on "Somos todos idiotas?"

  1. Forte, mas necessário!!!

  2. Rita de Cassia dos Santos | 9 de maio de 2019 at 10:40 | Responder

    Ótimo exatamente como nos sentimos com um grito preso na garganta,
    Um desgoverno que não representa os brasileiros.
    Somente se deixando a passividade, indo pra ruas manifestando e chamando novas eleições.
    Derrubaremos estes parias.

  3. Artigo muito bom. Parabéns. Sou solidario a você, pois me senti um verdadeiro idiots

  4. Perfeito Irmão é muito triste que o Brasil tenha que receber as ordens para as desordens e muito triste de um presidente chamar os ecologistas de xiitas desrespeitando os dois juntos gostaria muito de lhe oferecer uma viagem ao sul do Líbano pra ele aprender um pouco sobre os xiitas que calaram a boca do melhor amigo dele nathayahou e muito triste de dizer que já já não vai poder ir as ruas porque ele liberou as armas e o nosso povo vai matar um s aos outro e muito triste querer se espelhar por um nota chamado trampo que está levando o mundo a terceira guerra Mundial na Venezuela na Síria no Iraque no Yemen na Líbia e agora com seus porta aviões no litoral do Líbano e no golfo pérsico e preciso ser só brasileiro porque o salário mínimo dos americanos e mais de 2 mil dólares e e preciso tomar cuidado com o governo americano que lema histórico dele e matar para não morrer e é preciso ler um pouco sobre a história dos aliados dos governos americanos tais como o Reza Pahlevi do Irã 65 aliado mataram bom Laden 20 anos de Cia mataram Sadam Hussein Iraque 45 anos de aliado mataram Casado da Líbia 40 anos mataram em fim isso não quer dizer que esta gente presta o problema e que todos estes paises está em guerra sem conserto deixo bem claro que eu sou contra todos os políticos Ruins do mundo um forte abraço a todos.

  5. Perfeito Irmão é muito triste que o Brasil tenha que receber as ordens para as desordens e muito triste de um presidente chamar os ecologistas de xiitas desrespeitando os dois juntos gostaria muito de lhe oferecer uma viagem ao sul do Líbano pra ele aprender um pouco sobre os xiitas que calaram a boca do melhor amigo dele nathayahou e muito triste de dizer que já já não vai poder ir as ruas porque ele liberou as armas e o nosso povo vai matar ums aos outro e muito triste querer se espelhar por um trampo que está levando o mundo a terceira guerra Mundial na Venezuela na Síria no Iraque no Yemen na Líbia e agora com seus porta aviões no litoral do Líbano e no golfo pérsico e preciso ser só brasileiro porque o salário mínimo dos americanos e mais de 2 mil dólares e preciso tomar muito cuidado com o governo americano que lema histórico dele e matar para não morrer e é preciso ler um pouco sobre a história dos aliados dos governos americanos tais como o Reza Pahlevi do Irã 65 aliado mataram Bim Laden 20 anos de Cia mataram Sadam Hussein Iraque 45 anos de aliado mataram Cadafi da Líbia 40 anos mataram em fim isso não quer dizer que esta gente presta o problema e que todos estes paises estão em guerra sem conserto deixo bem claro que eu sou contra todos os políticos Ruins do mundo um forte abraço a todos.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*