Goldenbaum e Opus4 no SESC Piracicaba

Goldenbaum e Opus4 no SESC Piracicaba

Compositor teuto-brasileiro Jean Goldenbaum ministra recital-palestra no SESC Piracicaba. Atração conta com a participação especial do quarteto de cordas Opus4.

 

Um dos mais proeminentes compositores da música erudita europeia se apresenta no SESC Piracicaba neste terça-feira, às 20h. Nascido no Brasil, mas radicado na Alemanha – onde também exerce a função de pesquisador e musicólogo ligado à Universidade de Hannover – Jean Goldenbaum ministrará um recital-palestra sobre a História da Música Erudita Brasileira: do século XVIII ao XXI. O evento, que acontece no Anfiteatro do SESC, tem entrada franca e os lugares deverão ser tomados pelo público por ordem de chegada.

Em sua apresentação no SESC, o compositor contará com a participação especial do Quarteto de Cordas Opus4 – que irá ilustrar sonoramente as questões técnicas, históricas e composicionais a serem abordadas por Goldenbaum em sua exposição. Dentre os tópicos a serem destacados durante a palestra estão as obras de importantes nomes da música no Brasil, como Luiz Álvares Pinto, Padre Maurício Nunes Garcia, Villa Lobos, Ernst Mahle (alemão naturalizado brasileiro e piracicabano de coração!) e o do próprio Jean Goldenbaum.

Agenda no Brasil

Antes de chegar a Piracicaba para participar dos eventos na Unimep e SESC, Goldenbaum iniciou esse seu tour pela Bélgica, proferindo palestra na Universidade da Antuérpia. Em São Paulo desde o dia 17, o compositor e musicólogo apresentou-se, no dia 18 último, no Instituto Ema Klabin – onde abordou as relações entre Chagall e a Música na Bíblia Judaica. No dia 23 ministrou masterclass sobre composição na Escola Municipal de Música de São Paulo. No sábado, dia 25, Goldenbaum conversou com os alunos do curso de pós-graduação em Literatura e Outras Artes da Universidade Metodista de Piracicaba.  O evento desta terça-feira, no SESC, será repetido no próximo dia 30, quinta-feira, no Teatro Décio de Almeida Prado, em São Paulo.

Concertos pela Europa

Compositor antenado às questões de seu tempo, Jean Goldenbaum já teve muitas de suas composições tocadas em diversas partes do mundo – tais como Itália, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Austrália e, claro, Brasil.  Espiritualista, a obra de Jean Goldenbaum propõem paz, harmonia e temperança para os dias atuais – sem, no entanto, deixar de ser provocativa e impactante (como os sãos as composições contemporâneas da música erudita).

Excelente oportunidade para o público piracicabano conferir de perto o que acontece de melhor e mais atual no cenário da música europeia e mundial atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *