Em comemoração aos 40 anos, Salão de Humor de Piracicaba lança novo site.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba celebra quatro décadas em
2013. Como parte das comemorações, o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional do Humor Gráfico) lança no dia 22 de abril o novo site do histórico evento, com novidades em seu layout, conteúdo e interatividade. O endereço virtual permanece o mesmo: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Desenvolvido pelas empresas Ziil Propaganda e Neurônio Adicional Web Marketing, o site se utiliza de novos conceitos e apresenta um layout bem agradável, além de oferecer acessos atualizados totalmente integrado às redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O projeto segue a linha desenvolvida para o site da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), organizado pelas mesmas empresas, e que certamente dará mais visibilidade ao evento internacional.
Os detalhes do projeto foram anunciados em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (22), na sede do Centro de Humor, com a presença da secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese; do diretor do CEDHU Piracicaba, Eduardo Grosso; Mateus Piffer Jr (Zill Propaganda); Adolpho Queiroz, membro do conselho consultivo do Salão; e de Edson Rontani Jr. e Willian Hussar, presidente e vice-presidente, respectivamente, da edição passada.
“O Site da SEMAC conta com algo que vem ao encontro das necessidades da internet atualmente: a facilidade e agilidade na navegação e a integração com as redes sociais. É algo que vem dando muito certo e, por este motivo, decidimos levar a mesma tecnologia ao site do Salão, num ano tão importante em sua história”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.
Por se tratar de um evento internacional, que em 2012 contou com a participação de artistas de 64 países, uma das preocupações foi a inclusão de ferramenta de tradução de todo o conteúdo do site para 24 idiomas. “Como vantagens, podemos citar uma maior variedade de plugins, com ferramentas e aplicativos, opção de design adaptável para smartphones e tablets, a melhoria para buscadores populares como o Google e a mesma estrutura para site e blog”, explica Mateus Piffer Jr, da Ziil Propaganda.
A página do Salão no Facebook também sofreu adaptações e deixou de ser um perfil social para se tornar uma fanpage. A migração aceita número limitado de fãs, dá a possibilidade de qualquer pessoa curtir a página e traz mais alternativas de personalização. “Migrando para fanpage, estamos fazendo um acervo do Salão ano-a-ano e que permite ser compartilhado e curtido, ajudando ainda mais a espalhar o passado, a história do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e esse tipo de acervo é algo que poucas marcas possuem de maneira tão interessante”, afirma Piffer Jr.
ACESSOS
O site atual do Salão vem registrando um importante aumento nos acessos. Em 2012 foram registradas 36.181 visitas (sendo 25.176 visitantes únicos), de 483 cidades brasileiras e 123 países no total. Em 2011 foram 28.810 visitas (18.812 visitantes únicos), de 371 diferentes cidades brasileiras e 114 países. Em 2010 foram 9.096 visitas (4.759 visitantes únicos), de 144 diferentes cidades brasileiras e 61 países no total.
A novidade ficou por conta dos acessos via Facebook. Em 2011, ano de implantação da página, foram 834, ou 3% do total, em 5.320, ou 15% do total das visitas.
“Com o novo site, a expectativa é de aumentar ainda mais o acesso, tornando o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que já é referência em todo mundo, cada vez mais conhecido, principalmente no momento em que as inscrições para a 40ª edição estão abertas. Queremos otimizar nesses números”, opina Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba.
INSCRIÇÕES –
Para participar da histórica edição dos 40 anos do Salão, artistas profissionais e amadores devem inscrever suas caricaturas, artuns, charges e tiras/HQs até o dia 19 de julho. Os prêmios somam R$ 43 mil e os trabalhos podem ser enviados pela internet ou via Correios. Em 2013, o Salão acontece de 24 de agosto a 20 de outubro.
Até 29 de maio, o CEDHU Piracicaba também recebe inscrições para o 3º Concurso de Microcontos de Humor, com envio de trabalhos para o e-mail microcontos@piracicaba.sp.gov.br. Os textos devem ter até 140 caracteres e caráter humorístico. Aos três primeiros lugares serão concedidos, respectivamente, R$ 800, R$ 500 e R$ 300. Os 100 melhores contos serão reunidos em antologia e serão expostos num painel no 40o Salão.
Também estão abertas, até 12 de agosto, as inscrições para a 11a edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, pelos Correios ou pessoalmente, na sede do CEDHU (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, CEP 13405-123). A participação é restrita a estudantes das redes pública e privada com idade entre 7 e 14 anos. O regulamento dos três concursos estão disponíveis no site.
ANOTE
Novo site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba já está disponível no endereço virtual www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br