Por que não nos apiedamos de Bolsonaro

Por que não nos apiedamos de Bolsonaro

 

Em primeiro lugar, que fique bem claro: este site é contra qualquer forma de violência. Não nos regozijamos com o mal, mesmo que ele incida sobre figuras abominais e que, por sua própria vez, professem o mal. Não exaltamos a vingança. Somos contra a violência. Somos contra o fascismo. Somos contra atentados aos Direitos Humanos – mesmo que sejam os “direitos” daqueles “humanos” que se colocam contra os próprios “direitos humanos.”

Afinal, este espaço online quer-se pacifista, quer-ser difusor da serenidade e da ética, quer-se defensor dos ditos e fundamentais direitos humanos (repetindo-se a fórmula: mesmo que sejam os direitos daqueles “humanos” que propagam o mal, daqueles que difundem o ódio, daqueles que professam atrocidades). Pensamos e agimos assim porque, se assim não fosse, nos tornaríamos como eles: maus! Se assim não agíssemos, compactuaríamos como eles e também nos tornaríamos – de alguma forma – também um pouco fascistas, ridículos, ignorantes, desumanos e bestiais.

Ao não desejarmos o mal a ninguém, mesmo aos mais idiotas fascistas, nos guiamos pela ética e pelo valor da vida humana. Ao não desejarmos o mal até mesmo a quem prega o mal, mostramos a nós e também aos maus que todos podemos ser, sempre, melhores. Na mesma trilha, nos apresentamos como radicais na cruzada contra a violência (mesmo quando ela tenta exterminar aqueles que, como missão, paradoxalmente têm apenas o mal como norte e essência). Combater o mal com o bem é, para nós, em resumo, a NOSSA tarefa! É a NOSSA missão! E desse ideal não abdicaremos jamais!

Dito isso, cabe todavia nos posicionarmos sobre o atentado ocorrido contra o candidato à presidência da república pelo PSL. E, também, nos é de máxima importância refletir sobre sua perigosa repercussão na mídia e em meio ao público eleitor. Por isso, sobre esse caso e sobre esse candidato, ponderamos:

  1. Reconhecemos que não vemos motivos para nos apiedarmos de ataques a quem apenas sabe defender a calamidade e o estado de exceção. Ou seja: não vemos motivos para nos penalizarmos sobre o que aconteceu ao candidato do PSL. E que, novamente, fique claro: não apoiamos o que ocorreu ao senhor Jair Bolsonaro, mas também entendemos que o que ocorreu a ele não aconteceu por acaso. Mais do que isso, entendemos que o candidato, ao se colocar como difusor do mal, atraiu para si o mal que tanto propaga. Por isso, pela postura do candidato em sua vida pública, não vemos no ocorrido um drama ou algo inesperado.
  2. Da mesma forma, NÃO entendemos que o crime cometido contra o candidato em questão seja um crime político. Repetimos: NÃO entendemos, apesar de lamentarmos, que o crime contra o candidato do PSL seja um crime político. Nesse sentido, vale afirmar: NÃO achamos, como muito se disse na grande imprensa, que a facada contra Bolsonaro é uma facada na própria democracia brasileira. Não! De maneira alguma! Afinal, sejamos sinceros: o candidato do PSL, ao menos até o momento, nada fez de proveitoso em sua vida pública e política. Como bandeira para sua eleição, apenas defende o mal, a morte, a guerra e as armas. Mais do que isso, o candidato em questão só sabe atacar indiscriminadamente a seus “inimigos,” defendendo torturadores, exaltando o extermínio de opositores e da esquerda brasileira de modo geral. Como figura pública, vende-se o candidato como a um militar capaz de matar aos infiéis da direita.
  3. Para além disso, quer-se tal candidato como um “soldado” que – se eleito – irá aniquilar àqueles que lutam por questões de gênero, por questões sociais e pelos pobres. Sua fala é, assim, monocórdia e carregada de alusões à violência e ao preconceito de todas as formas. Por isso, não é difícil entender que sua posição “política” desperte também o medo no espírito doente daqueles que, ao se sentirem ameaçados, sintam-se igualmente no direito de contra-atacar. Afinal, que violência gera violência sabemos desde sempre – e entendemos não ser diferente nesse caso. Ademais, o ataque ao candidato partiu de um ato isolado, de um lobo solitário desajustado e amedrontado pelas atrocidades que propõe o candidato.

A nosso entender, crime político e digno de pena e de revolta foi o cometido contra a vereadora Marielle – do PSOL, no Rio. Sua morte brutal ocorreu, ao que parece, premeditada por agentes da própria política carioca – e seu assassinato foi igualmente tramado (também ao que parece até agora) entre aqueles “descontentes” com sua atuação política – humana e corajosa – em prol dos menos favorecidos. Como se acredita, foram por motivos políticos que seus algozes puseram fim a uma jovem e brilhante mulher dedicada à vida política – a qual ainda iria se desenvolver positivamente muito mais. Crime ocorrido há meses, o assassinato de Marielle segue sem solução. Seus assassinos seguem livres. E a repercussão do caso não teve, nem de longe, a mesma cobertura que o atentado ao candidato do PSL angariou.

Da mesma forma, e em outra via, igualmente atroz para a democracia – a nosso ver – é manter-se preso um ex-presidente da república que, julgado e condenado sem provas, é condenado (à revelia dos tribunais e comitês internacionais – como o comitê da ONU), preso e impedido de concorrer à eleição para o cargo majoritário do país.

Por isso, reafirmamos que o lamentável atentado contra o inominável candidato do PSL é uma terrível e condenável reação ao fascismo proposto pelo próprio candidato ao longo dos anos e também de sua campanha eleitoral atual. Não havendo, portanto, crime político. Desligado de questões maiores, o autor do atentado contra o candidato do PSL se diz – tal como o próprio candidato – um ser ungido por Deus e a serviço de uma voz divina. Ora. Fato curioso. Se ambos – vítima e agressor – estiverem dizendo a verdade, jocosamente podemos dizer que está na hora de Deus resolver de que lado está.

A encruzilhada política a qual chegamos – com uma vereadora morta por questões políticas, com líderes sociais igualmente assassinados pelo Brasil afora, com candidatos presos sem provas e outros vítimas de atentados cometidos por perturbados que alucinam ante propostas violentas para a política do país – precisa ser urgentemente terminada! Não é possível prosseguirmos no campo democrático assistindo pacificamente a democracia ser colocada em  xeque dia sim e outro também.

Tristes com mais esse episódio – como dissemos, lamentável – ocorrido no Brasil em época de eleições, ouçamos a resposta que nos dá o velho adágio popular: “Quem semeia vento, colhe tempestades”.

Que as tempestades que hão de vir sejam de paz e de respeito, de amor e humanidade. Sempre!

Está em nossas mãos a possibilidade de escolhermos o bem e não o mal. Está na força do nosso voto e do nosso discurso diário não deixarmos a força bruta e o discurso da violência prevalecerem sob qualquer aspecto e em qualquer caso.

É preciso por fim à barbárie e garantir os direitos políticos e humanos de todos.

 

 

Diário do Engenho

4 thoughts on “Por que não nos apiedamos de Bolsonaro

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