Piracicaba é clássica!
Dizem alguns músicos piracicabanos, em tom jocoso, que nem Berlim tem tantas orquestras como Piracicaba – ressalvando-se na piada, é claro, a qualidade incomensurável das orquestras germânicas.
No entanto, fato é que, contando-se nos dedos quantos grupos orquestrais atuam na cidade, precisamos das duas mãos para chegarmos a um arrazoado.
Todavia, a maioria desses grupos luta por conta própria para a manutenção de suas atividades musicais e pela continuidade de seus projetos junto à comunidade piracicabana – cabendo aqui, não sem certo atrevimento, a sugestão de que talvez fosse melhor que tais grupos se juntassem e unissem assim suas forças.
Em todo caso, o piracicabano pode orgulhar-se de ter – “a seu dispor” – belos espetáculos musicais produzidos, na cena independente, por “gente da terra” e para “gente da terra”.
Assim, destacamos algumas das importantes referências piracicabanas – apontadas pelos editores do Diário do Engenho – no campo da música clássica!
DESTAQUES DO DIÁRIO DO ENGENHO – CLÁSSICA!
Ernst e Cidinha Mahle
Dos 250 anos de Piracicaba, os últimos 60 são marcados pela atuação primorosa do casal Ernst e Cidinha Mahle na área do formação musical do piracicabano. Ninguém mais do que o casal Mahle pode ser realmente reconhecido pelo imenso trabalho que desenvolveu no campo da música clássica – trabalho esse desenvolvido sempre de maneira independente e sem maiores aportes do poder público ou mesmo de instituições privadas.
Inúmeros são os alunos que passaram pela então Escola de Música de Piracicaba – hoje Escola de Música Maestro Ernst Mahle, agora pertencente ao Instituto Educacional Piracicabano (IEP) – e que ganharam projeção tocando em grandes orquestras nacionais e internacionais.
Pioneiros na formação e educação musical do público piracicabano que, por 60 anos, pode apreciar a música de altíssimo nível oferecida pelos Mahle e pela EMPEM em concertos, récitas e outras apresentações memoráveis. Um dos importantes compositores do século XX, Ernst Mahle – e sua obra musical e pedagógica – é referência mundial a levar o nome da cidade sempre consigo.
Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba – projeto Jovens Músicos!