Com mais de 30 anos de experiência em arte gráfica, o artista Erasmo Spadotto desenvolveu com desenho livre, em apenas três dias, uma super obra de arte nas paredes internas do auditório do Estádio Barão de Serra Negra. O trabalho de Erasmo teve apoio do Pecege e em breve ficará disponível à visitação pública .
A obra, intitulada Retratos de Piracicaba, engloba a cidade e suas peculiaridades – como a pamonha, o pescador, a Rua do Porto, o Engenho Central, a Catedral, o Estádio Barão de Serra Negra, os torcedores do XV de Piracicaba e, principalmente, o folclore caipira e seus detalhes históricos.
O artista explica que tudo foi feito por meio do desenho livre, ou seja, “os traços já são feitos diretamente com tinta por meio de conexões, não há espaço para erros” – disse. “Espero que o espaço fique aberto para visitação pública. Dá para vir e gastar um bom tempo analisando todas os desenhos que compõem esta obra”, sugere Erasmo. “Piracicaba é uma cidade muito rica culturalmente, principalmente em arte, e sempre que há alguma ação o Pecege está presente como disseminador cultural”, afirma.
O CEO do Pecege e membro do conselho do XV de Piracicaba, professor Daniel Sonoda, explica que a motivação para a reforma do auditório no Barão de Serra Negra, incluindo a ilustração ao fundo, “é a união de ensino, esporte e arte, ou seja: é transmissão de conhecimento, garra e criatividade – valores que expressam parte da essência do Pecege”, destaca o professor.