Meu São Francisco de Assis,
Protetor dos animais,
Olhai por nós que rogamos
Vossa bênção e muita paz.
Olhai os abandonados
Sofrendo agruras nas ruas
E os que puxam carroças
Açoitados nas ancas nuas.
Pelos pobres passarinhos
Que não podem mais voar
Presos em rudes gaiolas
Só porque sabem cantar.
E as cobaias de laboratório
Que sofrem dores atrozes
Em experiências terríveis
Que lhes impõem seus algozes.
Pelos que são abatidos
Em matadouros insanos
Para servir de alimento
Aos que se dizem humanos
Olhai os que são perseguidos
Sem piedade nas florestas
Só por causa da ambição
Dessas caçadas funestas.
Pelos animais de circo
Que não têm mais liberdade
Presos em jaulas minúsculas
À mercê de crueldade.
Olhai os bois de rodeio
E os sangrados nas touradas
Barbárie e crimes impostos
Por pessoas desalmadas.
Pelos que têm de lutar
Até a morte nas rinhas
Quando o Homem faz apostas
Em transações tão mesquinhas.
Olhai para os que são mortos
Nos macabros rituais
Em altares religiosos
Que usam sangue de animais.
Meu bondoso protetor
Oro a vós por meus irmãos
Para que sua dor e tristeza
Não sejam sofrimentos vãos
—————————————–
A autora:
Ivana Negri é escritora. Premiada em diversos concursos de prosa e poesia, a autora – que também é militante da causa animal – acaba de vencer o “Prêmio Escriba” (tradicional concurso literário piracicabano) na categoria crônica de autores da cidade. Sua “Oraçãos dos Animais” é um sucesso na internet e em jornais impressos, sendo que também já foi lida até mesmo em programas de televisão.
Realmente os humanos estão se preocupando com a natureza . Piracicaba sediará em breve uma Delegacia de Proteção aos Animais, os bichinhos estão precisando de apoio para viver melhor.
São Francisco é uma ótima inspiração. Lindo poema da escritora Ivana.
Carmen Pilotto
Carmen, minha amiga do coração, obrigada por suas palavras sempre gentis. E que venha a delegacia de proteção aos animais! Já passamos várias listas coletando assinaturas com essa finalidade.
bjos
Lindo poema de Ivana.
Ela conseguiu, de uma forma poética, descrever as atrocidades cometidas contra os animais, que nada têm de poético.
Nesta bela poesia oração, Ivana suplica o que queremos suplicar em oração todos os dias.
Que esta poesia de Ivana se some as que São Francisco escreveu, proclamando seu amor por todos os seres e forças da natureza, e que sensibilize os homens que não conseguem perceber, que são apenas um elemento da natureza e não donos dela. Que os homens percebam que só terão vida enquanto animais e plantas existirem em equilíbrio e harmonia.
Obrigada querida Maria José. E parabéns pelo seu lindo trabalho no MICA com as crianças deste Brasil. Elas são nossa esperança de um mundo melhor!
abraços
Ivana
Querida Ivana.
Linda oração.
Toca o nosso coração. Amém.
Que sua oração chegue em muitos lares, principalmente daqueles que ainda não enxergam que os animais tem sentimentos, são seres vivos como nós.
Obrigada Rosana, amém, amém, amem
abraços
Ivana
Parabéns Ivana,é uma linda oração. Abraço, Ingrid (amiga da Maria José do MICA)
Parabéns a todas professoras do MICA pelo maravilhoso trabalho que desenvolvem!
abraço
Ivana
Ivana, como todos já disseram, seu poema é lindo. Mas, vc poderia incluir os peixes esquartejados afim da retirada de pele, couro, dentes, etc e depois, as sobras, atiradas ao mar.Ou ainda, os presos em aquários, até mesmo sem espaço. As tartarugas e jacarés. Onças e afins, chinchilas, lontras, etc (belos casacos e bolsas). Enfim, os animais parecem terem sido colocados no mundo, primeiramente para serem vítimas do homem, participantes de um reality show, e por último, eternos amigos e companheiros daqueles que os exterminam.
Parabéns pelo seu poema e sei que vc não poderia estar falando de todos animais ou situações, apenas quis citar algumas atrocidades. Mto prazer, Cleise.
3 de outubro de 2011
Cleise, e como existem atrocidades… caça às baleias, aves que têm suas penas arrancadas para fazer fantasias de carnaval, dá pra fazer uma epopeia! Obrigada pelas sugestões. Aguarde!
abraços
Realmente tocante o poema da Ivana; fala ao coração das pessoas, e só quem os tiver insensíveis é que não serão tocados pelas verdades desta fala tão real.
Parabéns.
Obrigada!
abraço
Ivana,doce Ivana,
Mulher soberana.
Sentimentos de grandeza infinita!
PARABENS!
Obrigada doce Luzia
bjos
Parabéns, Ivana! Poema comovente e necessário! Por sorte, as novas gerações parecem mais sensíveis ao sofrimento dos animais. Beijos!
Isso é confortante, Carla, saber que as novas gerações estão se conscientizando cada vez mais. Elas representam a esperança e o futuro.
bjos
Parabéns Ivana! Como é bom ver que existem pessoas sensíveis e humanas como você e como as que promovem estes eventos. Isso nos dá alegria e alimenta a nossa esperança de que dias melhores virão. Parabéns!
Tricya, parabéns para você também, batalhadora incansável da causa animal! Não podemos perder jamais a esperança de dias melhores!
bjos