A educação muda a vida das pessoas, que passam a ser agentes de transformação social! Toda mudança verdadeira e realmente significativa é perpassada pela educação, que ocupa um lugar estratégico na formulação de uma outra concepção de mundo, comprometida com os princípios de solidariedade, justiça e direito. A visão de educação é central para a reconstrução da sociedade em bases democráticas. Investir em educação representa construir um futuro cheio de possibilidades, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade em seu conjunto.
A educação amplia os horizontes da vida! Por meio da educação as potencialidades inerentes a cada pessoa se manifestam e alcançam as condições para se tornarem realidade. O sentido da vida e suas possibilidades se abrem e se ampliam mediante a educação, que forma para a vida em sociedade, em uma perspectiva de construir o discernimento ético e político. O processo de formação educacional contempla uma profunda dinâmica humanizadora, fluindo para o intermitente processo civilizatório.
É preciso uma educação que contemple uma formação complexa, preparando tanto para o exercício da cidadania quanto para os desafios do mundo do trabalho! Educar para a cidadania política representa a compreensão ética de que todos são responsáveis pela construção do bem coletivo. A organização social, com suas estruturas, deve ser consequência de uma ativa participação. Mas é também imprescindível uma educação que seja capaz de consolidar competências técnicas e tecnológicas, em estreito diálogo com as exigências próprias do mundo do trabalho. No Brasil, como expressão deste movimento, a ampliação dos Institutos Federais representa uma significativa ação governamental que vislumbrou a preparação plena do jovem para o mundo do trabalho e à vida em sociedade, com habilidades múltiplas convergentes ao desenvolvimento econômico, social e cultural.
Por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto político-pedagógico do Instituto Federal vislumbra educar para a ética, para a democracia, para a ecologia e para a cidadania política. Alinham-se a essas perspectivas educacionais a preparação técnica e tecnológica como formas de se promover a autonomia, a independência e o pleno desenvolvimento social.
Não há democracia sem o direito à educação! O acesso à educação tem que ser garantido para todos, como um direito humano fundamental. Por isso a educação tem que ser pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Para que a democracia seja realmente efetiva, todos devem ter condições de acessar os espaços de formação. É também fundamental políticas públicas comprometidas em garantir a permanência dos estudantes nas instituições públicas de ensino. Assegurar o acesso à educação e garantir as condições básicas para que as pessoas possam permanecer estudando são desafios urgentes, que precisam ser enfrentados pelo poder público.
As pessoas comemoram aniversários, mas a humanidade ainda está para enxergar a plena luz! A educação para a autonomia, livre de todas as formas de opressão e exploração, é aquela que alcança as concepções de ética, de cidadania política, de democracia, de cultura antirracista, de direito, de justiça social e ambiental, de ecologia, de técnica e tecnologia como dimensões complementares de um amplo e envolvente processo de construção humana. É essa educação complexa que temos a obrigação histórica de defender com toda a energia e criatividade!
Adelino Francisco de Oliveira é doutor em Filosofia e Mestre em Ciências da Religião. Professor no Instituto Federal, campus Piracicaba. Coordenador da Pasta de Políticas Étnico-raciais do Sinasefe-SP
Foto de capa: alunos e alunos no Instituto Federal campus Piracicaba/divulgação. Extraída do site: https://prc.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/147-noticias-em-destaque/1620-projeto-de-extensao-cif-traz-alunos-de-outros-colegios-para-conhecer-o-campus