Paralela oficial do Salão de Humor celebra dois anos da página “Calhau”. Exposição mostrará um pouco do que fez parte das edições do “Calhau” nesses anos. Abertura acontece nesta quinta (29), às 19h, no Museu Prudente de Morais.
Oferecer a Piracicaba – cidade metropolitana que possui um dos principais salões de humor do mundo – uma página de humor gráfico, publicada no jornal impresso de maior circulação da cidade e que pudesse contar com a colaboração dos principais artistas do humor gráfico do Brasil e do exterior. Esse foi o desafio a que se lançaram Erasmo Spadotto, Edu Grosso e Alexandre Bragion quando da criação do “Calhau” – página publicada quinzenalmente, aos domingos, desde novembro de 2023, em A Gazeta de Piracicaba, e que abre hoje – às 19h, no Museu Prudente de Morais – sua paralela oficial do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
“Piracicaba tem um dos principais salões de humor do mundo e que ultrapassou a marca de cinquenta edições. No entanto, não havia mais nos jornais impressos – que foram sempre um celeiro para chargistas e cartunistas – espaços dedicados a esse tipo de produção gráfica. Assim, a nossa ideia foi a de recriar esse cenário e espaço, adaptando-os à realidade do momento e do jornalismo atual” – conta Erasmo Spadotto.
“Sempre achamos que entre uma edição e outra do Salão de Humor se criava um hiato muito grande na veiculação do humor gráfico na cidade. Assim, uma das propostas do ‘Calhau’ foi também a de tentar manter de maneira mais constante a presença do humor gráfico na vida da cidade entre uma edição e outra do salão – e isso contando com a participação de artistas locais, nacionais e mesmo internacionais que topasse colaborar com a gente – gratuitamente – de maneira rotativa. Dessa maneira, temos quinzenalmente a publicação de trabalhos de artistas variados – o que é bem interessante para conhecermos mais de perto esses artistas e suas obras, além do fato de que isso dá uma dinâmica à página”, destaca Edu Grosso.
“O nome da página, ‘Calhau’, é uma brincadeira e uma ironia leve” – destaca Alê Bragion, que faz os textos verbais de humor que compõe a página junto aos desenhos. “A brincadeira é tentar fazer com que as pessoas se sintam curiosas e venham a pensar o que esse nome quer dizer. A ironia leve está no fato de que a palavra calhau vem do jorgão jornalístico e é termo que se dá ao texto curto e pouco importante – ou mesmo a anúncios publicitários mais baratos ou gratuitos – geralmente usados para preencher espaços vazios em páginas de jornal ou revista. É um tipo de material que não possui grande relevância jornalística – por isso, claro, a ironia.”
A paralela “Um Calhau no Salão” é um momento que vem sendo bastante esperado pelo trio. “O Salão de Humor é o grande momento do humor em Piracicaba. É a apoteose do riso e a consagração do artista que trabalha com esse tipo de humor. Poder oferecer a Piracicaba, nesse momento, uma paralela que conta um pouco do que temos produzimos no “Calhau” ao longo desses quase dois anos de publicação é uma alegria e uma forma de mostrarmos que o humor gráfico é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes linguagens artísticas da cidade” – afirmam os organizadores.
A abertura da paralela “Um Calhau no Salão” contará também com a participação especial do músico Márcio Sartório e terá ainda um pequeno coquetel de recepção. A exposição poderá ser vista até o dia 2 de novembro. A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura de Piracicaba e do Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba – tem entrada franca e é aberta a todos os públicos – e conta com apoio cultural de A Gazeta de Piracicaba, Elite Pizzaria e da Loja e Café Maria Marvada.
