Neste domingo (15), às 9h da manhã, na capela do Mosteiro das Carmelitas, integrantes que formaram durante uma década o quarteto de cordas Opus4 apresentam um concerto em homenagem ao músico Helgo Ackermann, falecido em junho de 2022 – aos 81 anos. A atividade tem entrada franca e é aberta a todos os públicos.
Helgo Ackermann foi violinista, tendo participado de diversos grupos de música instrumental da cidade – como as orquestras da Escola de Música Maestro Ernst Mahle (EMPEM), a Orquestra Benedito Dutra Teixeira – hoje, Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) – e a extinta Orquestra de Câmara de Piracicaba (OCPA), da qual foi um dos fundadores, e era regida pelo saudoso maestro Joaquim Álvaro Bonillo.
De 2010 até 2020, Helgo dedicou-se integralmente a tocar no Quarteto de Cordas Opus4 – ao lado de Paulo Souza (violino), Alexandre Bragion (viola) e Paulo Bandel (violoncelo). Por dez anos, o Opus4 realizou inúmeras apresentações em diversos locais da cidade e da região – cabendo destacar os primeiros Concertos da Paz, então realizados numa parceria entre a Escola de Meditação Brahma Kumaris e o jornal Gazeta de Piracicaba (e que aconteciam na Praça do Jardim Elite – chegando a contar com um público de mais de mil pessoas) e concerto realizado no Teatro Décio de Almeida Prado, em São Paulo.
O concerto desse domingo reúne novamente os antigos integrantes do Opus4 que terão a oportunidade de contar, desta vez, com a generosa participação do maestro Álvaro Peterlevitz ao primeiro violino – posição que era ocupada por Helgo. No repertório, obras de Handel, Bach e Corelli.
O concerto contará ainda com breves intervenções de Josiane Maria de Souza, Renata Bandel e Miriam Miranda – que farão depoimentos sobre o homenageado e refletirão também sobre música, amizade e literatura (junção sempre praticada pelo Opus4 em suas apresentações).
A capela do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e São José está localizado na Rua José Ferraz de Camargo, 72 – bairro São Dimas.
Foto de capa: arquivo/QuartetoOpus4/capela do Monte Alegre, 2014.