Poeta renomado. Vencedor de diversos concursos e colecionador de importantes prêmios literários conquistados em Piracicaba e por todo o interior do estado de São Paulo, André Bueno Oliveira acrescentou nesta semana mais uma condecoração à sua já brilhante carreira literária. Desta vez, o poeta conquistou o segundo lugar no Concurso de Trovas promovido pelo site “Falando de Trova” – site especializadíssimo no que diz respeito a esse gênero poético.
Desenvolvendo um dos temas propostos para o concurso, que era a “caridade,” André Bueno Oliveira produziu mais uma de suas geniais pérolas – a qual o leitor deste diário tem o prazer de poder conferir abaixo:
CARIDADE
Para entrar, depois da morte,
na celeste Eternidade,
é preciso um passaporte,
cujo nome é CARIDADE.
O Diário do Engenho mais uma vez parabeniza a esse artista das palavras chamado André Bueno Oliveira. Um dos verdadeiros cidadãos que, entre tantos “escritores” de nossa terra, de fato pode ser chamado de poeta.
O gênero trova
De origem medieval, a trova é um gênero poético pautado na concisão e na organização formal de rimas e metrificação. No caso da trova de André, por exemplo, o leitor poderá observar que o poeta valeu-se da medida padrão e do jogo fixo de rimas (abab – também chamada de rimas alternadas) para a construção de sua “caridade.”
Quer saber mais sobre trovas e sobre o site “Falando de Trovas,” acesse: http://falandodetrova.com.br
Eu não disse que o André é um baita poeta? Podem botar fé no meu bom gosto. 🙂
Obrigado, Carla.
Acho que ambos somos “baitas” entre tantos outros de nosso convívio.