Compositor radicado na Alemanha ministrará palestra na Unimep, neste sábado, 25
e recital-palestra no SESC Piracicaba, dia 28.
Um dos mais promissores compositores da chamada música erudita europeia estará em Piracicaba para dois encontros com o público da cidade. Nascido no Brasil, mas radicado na Alemanha – onde também exerce a função de pesquisador e musicólogo ligado à Universidade de Hannover – Jean Goldenbaum ministrará palestra sobre A Música na Bíblia Judaica, neste sábado, às 13h, em evento fechado destinado aos alunos do curso de pós-graduação em Literatura e Outras Linguagens. Todavia, a coordenação do curso de Literatura aceitará inscrições de possíveis interessados em assistir a palestra. Para tanto, é necessário enviar email à coordenação, pelo endereço: ambragion@yahoo.com.br
No dia 28, terça-feira, a partir das 20h, Goldenbaum estará no SESC Piracicaba, para uma palestra-recital sobre as origens da música erudita brasileira – do século XVIII ao XXI. O evento tem entrada franca. Na ocasião, o compositor contará com a participação especial do Quarteto de Cordas Opus4, que irá ilustrar sonoramente as questões técnicas, históricas e composicionais a serem abordadas por Jean em sua exposição. Dentre os tópicos a serem destacados durante a palestra estão as obras de importantes nomes da música no Brasil, como Luiz Álvares Pinto, Padre Maurício Nunes Garcia, Villa Lobos, Ernst Mahle (alemão naturalizado brasileiro e piracicabano de coração!) e o do próprio Jean.
Antes de chegar a Piracicaba para participar dos eventos na Unimep e SESC, Goldenbaum iniciou esse seu tour pela Bélgica, proferindo palestra na Universidade da Antuérpia. Em São Paulo desde o dia 17, o compositor e musicólogo se apresentou-se, no dia 18 último, no Instituto Ema Klabin – onde abordou as relações entre Chagall e a música na bíblia judaica. No dia 23, ministrou um masterclass sobre composição na Escola Municipal de Música de São Paulo.
Além das apresentações na Unimep (no dia 25) e SESC (28), Jean também estará, no dia 26, na Basílica Nossa Senhora do Carmo – em Campinas, às 16h45, para a audição de obras suas a serem tocadas no órgão de tubos pelo professor e músico piracicabano Júlio Amstalden.
Todos os eventos terão entrada franca!
Anote
25/11: A Música na Bíblia Judaica (Unimep, às 13h).
26/11: Concerto de Órgão de Tubos (Igreja do Carmo, Campinas, 16h45).
28/11: Música Erudita Brasileira: das origens à contemporaneidade (SESC, 20h, entrada Franca).
30/11: Música Erudita Brasileira: das origens à contemporaneidade (Teatro Décio de Almeida Prado, São Paulo, 20h, entrada Franca).
Apoio: Diário do Engenho!