VI Fórum de Africanidades debate: Preconceito, Racismo e Intolerância

VI Fórum de Africanidades debate: Preconceito, Racismo e Intolerância

VI Fórum de Africanidades do curso de Letras Língua Portuguesa da Unimep debate acerca dos males que afetam as relações humanas.

 

Apesar da crise que afeta e desestrutura a Universidade Metodista de Piracicaba – crise essa colocada em marcha pela atuação desastrosa da Rede Metodista de Ensino – coordenadores e professores da instituição continuam bravamente suas atividades pedagógicas voltadas aos alunos e à comunidade unimepiana.

Atraindo sempre um excelente número de participantes e de interessados, o Fórum de Africanidades do curso de Letras Língua Portuguesa da Unimep é uma dessas atividades mantidas neste semestre graças exclusivamente à disposição e empenho da coordenação e de professores do curso.

Acolhido pelos alunos da Unimep e por todos aqueles que se identificam com as questões em torno da temática africana, o Fórum de Africanidades entrou definitivamente para o calendário oficial do curso já há seis anos. No entanto, ante o anúncio da possível extinção do curso de Letras Língua Portuguesa na Unimep, a atividade correu o risco de não ser realizada este ano.

Por outro lado, e justamente por conta de todo esse processo de desmonte da Unimep – desmonte esse propalado exaustivamente por professores e alunos nos meios de comunicação desde o início deste semestre – o Fórum assumiu agora, todavia, um caráter ainda maior de resistência e luta.

Assim, na próxima terça, dia 31 de outubro, no Auditório Verde da Unimep, o VI Fórum de Africanidades do curso de Letras Língua Portuguesa vem a público trazendo como tema central as discussões acerca das raízes que estão na base dos males do preconceito, do racismo e da intolerância (seja ela religiosa, étnica, política ou qualquer outra).

Realizado numa parceria fundamental com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o VI Fórum contará com professores do Instituto que, envolvidos com a temática do evento, tomarão parte da mesa que conduzirá os trabalhos da noite.

O VI Fórum de Africanidades do curso de Letras Língua Portuguesa tem entrada gratuita e início previsto para as 19h30.

Compareça!

——————————–

Conferencistas

Professora Caroline Jango.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) é pós-graduada em Gestão de Negócios pelo SENAC – Campinas (2010), possui Mestrado em Educação (2012), também pela UNICAMP e cursa Doutorado em Educação na mesma instituição. Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), representando a Diretoria Adjunta de Desenvolvimento Comunitário na Pró-reitoria de Extensão do IFSP, Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP desde 2015 e membro do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades na Educação – Unicamp) desde 2006. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Escola, Preconceito Racial, Formação Docente, Política Pública.

Professor Adelino de Oliveira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1996), mestrado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa (2013). É pós-doutor, pelo departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; USP/ESALQ. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Complexidade, Pós-modernidade, Ética, Ciências da Religião e Educação. Possui significativa experiência na gestão de Extensão Universitária. É líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Pós-Modernidade e Religião (Pós-Religare), vinculado ao programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC/SP. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Piracicaba.

Professora Lorena Faria

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Estadual de Campinas (2017). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), com trabalho voltado às literaturas negra e indígena na constituição da identidade leitora de alunos do Ensino Fundamental II. Especialista em Docência para a Diversidade da Educação Básica (2012), com atuação na área de Literatura e aplicações metodológicas da Lei 10.639/03. Possui graduação em Letras e Linguística, com habilitação em Português, Francês e respectivas literaturas, pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atuou como professora supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) entre 2010 e 2013, nos níveis fundamental e médio. É servidora do Instituto Federal de São Paulo, Campus Capivari, com atuação profissional nos níveis médio, técnico e superior. Coordenou o projeto de extensão Batuque de Umbigada: ritmo, história, memória, resistência e identidade cultural; com atuação na cidade de Capivari e região (2016). Membro do NEABI – Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFSP e do NUGS – Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, Estudos Literários, Estudos Culturais e Educação, com ênfase em literatura, cultura popular e interseccionalidade.

 Professor Alexandre Bragion (mediador)

Possui graduação em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor da Universidade Metodista de Piracicaba e da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle. Coordena também o curso de especialização, lato sensu, em Literatura e Outras Linguagens Artísticas; oferecido pelo curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Metodista de Piracicaba. É um dos produtores/apresentadores do programa radiofônico Educativa nas Letras; veiculado pela Rádio Educativa FM de Piracicaba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *