Por uma Delegacia de Proteção ao Animal

Em tempos de degradação ambiental, de crimes contra a natureza e – em especial – de crimes e maus tratos contra os animais, uma foto correu o mundo das redes sociais na semana passada. Tirada na Itália – ao que parece – durante uma festividade em comemoração ao dia de Francisco de Assis, a foto traz uma dos “instantâneos” mais respeitáveis e belos já flagrados pelas lentes daqueles que – como nós, do Diário do Engenho – estão prontos a registrar as mais variadas ações sociais em defesa de nossos “bichos.”

Na imagem, um padre – de joelhos – beija respeitosamente a pata de um lindo cão, prestando-lhe uma reverência doce e ao mesmo tempo magnífica. Como subtítulo, a fotografia traz o comentário que teria sido feito por esse respeitável sacerdote diante dos olhos admirados e chorosos do público que assistia à cena: “beijar a pata de qualquer cão é mais digno do que beijar a mão de certos homens.” 

A foto, enviada a este Diário pela colaboradora Ivana Negri – escritora e militante da causa animal – reacende o desejo deste editorial de se engajar cada vez mais na luta pelos seres indefesos de nossa natureza. Desta feita, condenamos aqui – sem qualquer eufemismo ou adjetivo – toda ação (nefasta, diga-se de passagem) que represente descaso e violência para com os animais.

Da mesma forma, condenamos também a falta de educação, amor e respeito por parte de nossa sociedade piracicabana, no que tange ao tratamento cruel oferecido aos “bichos” – seja nas absurdas arenas de rodeio ou até mesmo dentro de muitas casas.

Por fim, irmanamo-nos também na luta pela criação – em Piracicaba – de uma Delegacia para crimes contra os animais. Juntamente com aqueles que lutam pela vida e pelos direitos de nossos bichos – como nossa colaboradora Ivana Negri e a incansável Miriam Medeiros (da ONG Vira Lata Vira Vida) e tantos outros – nos engajamos na causa em prol de nossos “irmãos” da natureza – e exigimos aqui que as autoridades municipais tomem as providências necessárias para combater esse mal que suja o rosto de nossa sociedade com o sangue dos animais.

Que imagens belas e sinceras como a que comoveu o mundo na última semana possam nos inspirar sempre – e sirvam como modelo e lição para os que, de coração endurecido, tratam os animais como meras peças de ornamentação.

7 thoughts on “Por uma Delegacia de Proteção ao Animal

  1. Alexandre, sem luta não há resultados. E juntando forças, consegue-se os intentos. Logo, logo, essa delegacia será uma realidade em Piracicaba, como já o é em outras cidades. Chega de impunidade e absurdos!
    Essa foto do padre ajoelhado beijando a patinha do cão é mesmo muito significativa. Encontrei-a num site da Itália quando fazia busca no Google do dia de São Francisco de Assis. Postei no face e rendeu 170 comentários, 4067 compartilhamentos e mais de 4000 pessoas curtiram!
    Obrigada por apoiar as boas causas sempre!
    abraços
    Ivana Negri

  2. Alexandre, a emoção que sentimos ao ver uma foto dessas é a emoção nos move nessa causa. É difícil, tem barreiras, muitas dificuldades. Porém, tem tanto amor envolvido. As pessoas abrem o coração, contam suas histórias e não sentem vergonha em chorar. Domingo na Cãominhada conversei com um senhor que foi com sua vira lata e que tb foi retirada de uma situação de maus tratos. Ele chorou ao contar. As lágrimas são sinceras e misturam emoção e dor por aqueles que não conseguem ser salvos a tempo. Por isso a Campanha está nas ruas. Por isso conversamos, explicamos, queremos que as pessoas entendam o significado da assinatura. Obrigada pela força, pela divulgação e pelo apoio aos animais.

    1. Oi, Míriam!
      Olá, Ivana!

      Nós, do Diário do Engenho, é que agradecemos pelo maravilhoso trabalho de vocês (e de todos os que lutam pela causa dos animais). Certamente, será por meio dos esforços de pessoas como vocês que um dia poderemos ter um “virada” no plano dos acontecimentos desse campo. Piracicaba precisa acordar! Precisamos chamar a atenção de nossos conterrâneos para o fato de que a violência para com os animais reflete justamente o painel da violência explícita praticada nas ruas, no comércio e em todos os níveis sociais. Já passamos da hora de investirmos mais na educação, em campanhas educacionais, em centros comunitários, em projetos voltados aos jovens – e menos em “pontes” e grandes monumentos. Precisamos de leis mais justas, também, a serem efetivadas em prol de nossa sociedade (como um todo).
      É vergonhoso ver como muitas cidades – com menos recursos do que a nossa – investem na justa causa da proteção aos animais (e, consequentemente, na educação de seus cidadãos). Se vale um exemplo, a cidade de Campos do Jordão vermifuga, vacina, castra e “cataloga” aqueles animais que – por um motivo ou outro – não são recolhidos das ruas. É muito comum por lá, também, vermos os próprios cidadãos se organizando em movimentos e ações de socorro aos animais – seja fornecendo comida, água ou abrigo contra o frio intenso que faz por lá. Enfim… Que os bons exemplos nos inspirem e inspirem nossa cidade e seus governantes!

      Alê Bragion

  3. Ao acabar de ler esse tão sublime e humilde gesto de dignidade e respeito por esses seres tão puros e inocentes que são os animais, fiquei com o coração mas leve diante de tanta crueldade que vejo diariamente ao abrir a net… sei que se nós que amamos e respeitamos os animais tivermos força e coragem de se fazer mudar essa falta de amor pela vida desses seres, podemos mudar sim… porque sabemos que o mal vai sempre existir mas não podemos deixar que ele predomine nossas mentes e nos faça ficar descrente da força do amor que é sublime e tem uma força incomensurável, portanto o que nos resta é trabalharmos sem cessar em prol desses seres maravilhosos que tem muita coisa a nos ensinar, se observarmos o olhar de um animal quando nos olha é iluminado de bondade e ternura… EU AMO OS ANIMAIS, ELES SÃO MEUS AMIGOS DE VERDADE, CONFIO CEGAMENTE NELES.

  4. Gostaria de pedir um favor a vcs. que enviassem essa foto magnífica da Itália para a página COMUNIDADE PADRE MARCELO ROSSI.
    Depois do comentário feito por ele de que não gosta de gatos porque são traiçoeiros
    foi decpcionante, no papel de um padre em que as pessoas cultuam, esperava-se outro tipo, de atitude. Jamais poderia ter dito aquilo.
    Caiu no conceito de todos que amam os animais.

    Grata

    1. Verdade, Marisa! Uma pessoa pública e formadora de opinião deveria pensar muito antes de dizer uma bobagem daquelas. Os felinos já são tão discriminados! E ele falando isso no dia dos animais e do padroeiro deles, São Francisco de Assis, vai acirrar ainda mais o preconceito contra os dóceis gatinhos!

      abraço
      Ivana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *