Populares também são destaques na FLIP

Populares também são destaques na FLIP

DSC08652

A presença de um enorme contingente de populares na Festa Literária de Paraty surpreende e comprova que o investimento na área da leitura também pode atingir a todos.

Apesar de estar mais elitizada, a Festa Literária Internacional de Paraty é ainda o mais importante evento literário do Brasil. Alguns dos destaques dessa festa da literatura não estavam, entretanto, apenas entre os famosos escritores que por lá aparecem para participar das mesas e conferências. Participação de fundamental importância na  Flip 2013, o povo marcou sua presença no evento.

Pelos cinco dias de atividades, desfilaram pela cidade de Paraty uma verdadeira legião de populares e ilustres desconhecidos que animaram a cidade até altas horas da madrugada. Pelas ruas e praças, nas esquinas, nos bares e restaurantes, os mais inusitados tipos e personagens deixavam a sua marca registrada no coração da Flip.

DSC08653Poetas a recitarem versos pelo ar, cordelistas e improvisadores cantando para os passantes, escritores independentes vendendo seus livros, crianças correndo apressadas para debaixo das árvores nas quais livros amarrados aos galhos estão à disposição, músicos tocando instrumentos nas esquinas: esse foi o verdadeiro espírito da FLIP e é (a nosso ver) a sua principal razão de existir.

Entre uma atividade cultural e outra, foi possível transitar pelas ruas de pedra da cidade e visitar um sem-fim de lojinhas, de restaurantes, de feirinhas. Também pelas ruas, pode-se comer doces caseiros deliciosos, vendidos em carrinhos abarrotados das mais suculentas iguarias. Para os mais aventureiros, os passeios de escuna ou de barco foram também outra boa opção – quando, é claro, aconteciam os intervalos entre as mesas de debate na FLIP.

DSC08697Marco no cenário literário de nosso país, a FLIP é prova de que a leitura pode também atrair multidões de pessoas todas as classes sociais e de todos os tipos de interesse e profissão. Mais do que isso, a presença sendo numerosa do público em Paraty mostrou que vale a pena investir-se na leitura – podendo ela, inclusive, vir a torna-se diretamente um produto lucrativo.

————————-

Texto e fotos: Alê Bragion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *