A Política e a Construção da Cidade

A Política e a Construção da Cidade

 

 

 

Celebrar o aniversário de 251 anos de Piracicaba não deixa de ser um convite para refletirmos sobre os velhos e novos desafios da cidade.

As cidades contemporâneas, tomadas por novas e diversas dinâmicas culturais e pela insurgência de múltiplos sujeitos de direitos, coloca a urgência de se repensar suas estruturas institucionais, a partir da recriação no campo da política.

O projeto de cidade está profundamente imbricado à noção de política. Por isso torna-se fundamental se resgatar uma concepção de política como serviço voltado ao bem coletivo. A política como uma sofisticada ciência, capaz de estruturar a cidade como espaço de todos. A cidade existe para as pessoas. Toda a organização da cidade deve estar voltada para que a vida de seus cidadãos seja plena de possibilidades. É preciso repensar as cidades como lugar do múltiplo e da alteridade, abrindo oportunidades, em um movimento de inclusão, que contemplem a todos os cidadãos, dando visibilidade democrática para os sujeitos em sua diversidade, independentemente da condição étnica, religiosa, sexual e de gênero.

É imperioso propor e sustentar, no campo da política, como inquietude permanente, uma perspectiva de alta e inspirada intensidade, como via para a construção de uma democracia plena, participativa, inclusiva, condizente com a complexidade que delineia as sociedades no contemporâneo e a imprescindibilidade de tomar os espaços voltados para as necessidades, dignidade e sociabilidade humanas.

Na interface entre uma cidade tipicamente interiorana – com suas festividades, sotaques e memórias regionais – e os anseios por se tornar uma grande metrópole, Piracicaba guarda uma singularidade excepcional.

Não obstante, em que pese o seu forte dinamismo, Piracicaba ainda apresenta desafios em sua urbanidade, que precisam ser enfrentados sob a perspectiva de um autêntico, radical e renovado projeto político.

Salve os 251 anos da Noiva da Colina!


José Machado foi deputado estadual, deputado federal por dois mandatos e prefeito de Piracicaba em duas gestões.

Adelino Francisco de Oliveira é doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Braga- Portugal e professor no Instituto Federal campus Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *