FentePira: festival de teatro apresenta 26 atrações!

O ator Henrique Stroeter, do Grupo Parlapatões, confirmou presença. Fábio Espósito, palhaço brasileiro no Cirque Du Soleil, avisou que vem. O dramaturgo Luís Alberto de Abreu, roteirista da minissérie Hoje é Dia de Maria, estará representado. Tem espaço ainda Jorge Amado, Mário Bortolotto, Franz Kafka, Tonico e Tinoco, Patativa do Assaré e até Paulo Freire. É cultuando nomes consagrados que Piracicaba celebra a chegada da sexta edição do Fentepira (Festival Nacional de Teatro).

A programação contém 26 atrações gratuitas, com abertura no dia 28 de outubro e atividades até 6 de novembro. Grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão foram selecionados para participar da maratona teatral, que recebeu 168 inscritos de 12 Estados brasileiros. Com a maioria das atividades concentradas no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, que além dos espetáculos abriga os workshops, o Fentepira tem eventos da mostra principal na Praça José Bonifácio e Casarão do Turismo da Rua do Porto. Locais como Cemitério da Saudade, Educomunicamos! Ponto de Cultura e Ponto de Cultura Garapa vão receber as atividades paralelas, este ano denominadas Cenas sem Fronteiras.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, destaca que o modelo do Fentepira serviu como vitrine para a criação de outros projetos culturais na cidade, como o Festival Internacional de Música Erudita e o Festival de Dança de Piracicaba (Piradança). “O Festival nasceu a partir da preocupação da classe artística em trazer para a cidade o que há de melhor nas artes cênicas do país e, consequentemente, contribuir para a formação de plateia e para o aperfeiçoamento dos grupos locais,” diz Rosângela.

Pela primeira vez o Festival terá o cargo de curador, assumido por Antônio Chapéu, do Andaime Teatro Unimep. A ideia é que a cada ano um nome da comissão organizadora seja indicado ao posto. Ele iniciou seu trabalho como membro da comissão de seleção dos trabalhos para o Fentepira, junto de Tiche Vianna e Roberto Rosa. E se revezará com os membros da comissão organizadora na integração da comissão debatedora dos 10 espetáculos, que terá o professor do curso de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alexandre Mate, que em 2011 integrou o júri do 23º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

 Também faz parte do time debatedor a doutoranda em artes, jornalista, bailarina e atriz Patrícia Leonardelli. O 6º Fentepira é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretária Municipal da Ação Cultural). São apoiadores a Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Sesi, Senac, Sesc, Tusp Piracicaba, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

PROGRAMAÇÃO

Em 2011 a abertura oficial deixa de acontecer com um espetáculo de rua. O palco será o próprio Teatro Municipal, às 20h de sexta-feira (28), quando o público será embalado pela música da Grupo de Viola As Piracicabanas. Na sequência, tem a Cia Teatro da Cidade, de São José dos Campos, com o espetáculo Um Dia Ouvi a Lua, cujo texto inédito é assinado por Luís Alberto de Abreu (Hoje é Dia de Maria).

A partir de três canções de Tonico & Tinoco, a cia. narra os dramas e conflitos de Beatriz, Tereza e S´Maria, que invertem os valores machistas das composições e as recria do ponto de vista feminino. Com apresentações sempre às 20h, o Teatro Municipal recebe o espetáculo Átridas, do Grupo [pH2]: Estado de Teatro (dia 29), e Contos Proibidos de Antropofocus com os paranaenses do Grupo Antropofocus (dia 30).

Os atores Henrique Stroeter e Fábio Espósito encenam À Meia Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça, de Mário Bortolotto (dia 31). O grupo carioca Amok Teatro chega com o espetáculo Kabul (1º de novembro), e a companhia campineira Boa Companhia interpreta Primus (dia 2). Ainda no Teatro tem a montagem piracicabana Nhô Lica – As Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral, da Tragatralha Cia. de Teatro (dia 3) e O Miolo da História, do grupo maranhense Santa Ignorância Cia. de Artes (dia 4).

Para o encerramento, dia 6 de novembro, às 20h, o Teatro Municipal terá a presença da Cia. do Tijolo com Concerto de Ispinho e Fulô, vencedor do Prêmio Shell pela direção musical (executada ao vivo). O espetáculo une a poética de Patativa do Assaré, cantada e declamada, ao teatro criado a partir do improviso, e resulta num musical em novo formato. Duas apresentações ao ar livre estão presentes na programação. Às 11h de domingo (30), o Casarão do Turismo da Rua do Porto recebe a peça Canteiro, da Cia dos Inventivos (São Paulo).

No sábado (5), às 11h, a Praça José Bonifácio vai se transformar em palco o espetáculo Sacra Folia, da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes. Para o público infantil, o Fentepira reservou a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, dos paulistanos do Grupo 59 de Teatro (dia 31) e Histórias por Telefone, da Cia. Delas de Teatro (dia 3). Ambas as encenações começam às 10h no Teatro Municipal, para estudantes da rede pública municipal de ensino, mas abertas a todo o público.

CENAS SEM FRONTEIRAS

A primeira atividade paralela da mostra Cenas sem Fronteiras acontece no dia 27, às 19h30, no Educomunicamos! Ponto de Cultura, com a exibição do curta-metragem Onde Moram os Anjos e do longa-metragem Dzi Croquettes. No Ponto de Cultura Garapa – dia 31, às 21h, Luis Carlos Moreira vai discutir Políticas Públicas em Cultura no Projeto Conversa de Boteco.

Em frente ao Cemitério da Saudade, dia 4 de novembro, às 23h59, o Andaime Teatro Unimep leva a peça A Noiva do Defunto. No Teatro Municipal, acontece na Sala 2 o espetáculo Vereda da Salvação (dia 29, às 22), com alunos do curso técnico em arte dramática do Senac. No mesmo local a Ceta leva O Ferreiro e a Morte (dia 1º, às 22h), e os alunos do ETA (Estúdio de Treinamento Artístico) participam da Mostra Cênica (às 18h de 5 de novembro).

Ainda por lá vão ser oferecidos os workshops Do Mito à Cena, com o [pH2]: estado de teatro (dia 30, das 10h às 13h) e O Ator Brincante, com a Santa Ignorância Companhia de Artes (dia 5, das 9h às 12h). Para os dois casos é necessária inscrição pelo e-mail oficinafentepira@hotmail.com. Completam a programação duas atrações – que serão realizadas no hall do Teatro antes dos espetáculos. Dia 4, às 19h30, Tony Azevedo apresenta o Maracatu Casa, e nos dias 31, 1º, 2 e 3, atores do grupo Forfezinho vai realizar exercícios cênicos.

 O 6º Fentepira possui um site oficial, o http://fentepira.com.br , o blog http://fentepira.wordpress.com , a página no Facebook (Fentepira Piracicana) e a conta no Twitter (@fentepira).

———————————-

(FOTO: Gilmar Buñas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *