Evento reflete sobre crise das esquerdas.

Evento reflete sobre crise das esquerdas.

Encontro promovido pelo Diário do Engenho, com apoio do SESC Piracicaba, reúne – no próximo dia 20, sexta-feira, às 20h30, no auditório da unidade – os cientistas políticos Aldo Fornazieri e Jefferson Goulart em debate sobre a crise das esquerdas no Brasil e no mundo.

Evento abre série sobre Democracia, chamada “Interlocuções Diáfanas”.

 

A segunda década do século XXI vê desenrolar em seu tempo imensas e variadas crises políticas nacionais e internacionais capazes de desestabilizar mercados e economias, de modificar cenários e poderes, de golpear democracias e destituir governos. Intrincadas e profundas, as crises do novo milênio passam também pela descrença da sociedade nos mais variados sistemas políticos – incluindo-se nela, ainda, um profundo descrédito em relação às constelações partidárias e a figura do “ser-político” em si – colocando em cheque, consequentemente, ideologias das mais diferentes linhagens.

Atento a esse grave momento político, no qual as raias da democracia são constantemente postas à prova, o Diário do Engenho – com apoio do SESC Piracicaba – traz a público uma série de encontros norteados justamente pelo eixo temático da democracia. Chamada de “Interlocuções Diáfanas”, essa série de encontros visa refletir sobre as crises e as possibilidades da democracia enquanto forma fundamental de organização do poder – a partir de diálogos interdisciplinares, em mesas temáticas de viés filosófico, a se configurarem como espaço qualificado para análises e reflexões.

Abrindo a série de “Interlocuções Diáfanas” acerca da democracia, a crise a que assola a esquerda no Brasil e no mundo surge como proposta das mais relevantes. Afinal, tal atual crise no país e mundo afora é, sem dúvida, uma das mais pontuais e expressivas vividas por essa vertente do pensamento político democrático. Assim, e para refletir sobre esse tema, os cientistas políticos Aldo Fornazieri e Jefferson Goulart sobem ao palco do auditório do SESC Piracicaba na próxima sexta-feira, dia 20, às 20h30, com entrada franca e lugares a serem ocupados por ordem de chegada. O encontro terá a mediação do também professor Adelino Francisco de Oliveira.

De maneira geral, a proposta do evento visa recuperar possibilidades de discussões inteligentes e agradáveis sobre política e sociedade, procurando oferecer ao público presente momentos salutares de diálogos e debates destituídos da sisudez chata que costumeiramente ronda esse tipo de discussão. Propor encontros intimistas e leves, aclimatados pela nuance do bate-papo e da conversa – que, apesar de pontual, foge ao formalismo da cena acadêmica – é também um dos objetivos dessa série de encontros que quer atingir a públicos diversos.

Não perca essa! Esperamos vocês!

 

 

Aldo Fornazieri: Doutor em Ciência Política e Mestre pela USP-SP. Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política desde 2006. Co-autor do Livro “Conversas Políticas”. Tem participação em diversos ensaios e em outros livros, sendo os mais recentes a “Introdução ao Risco Político” e “A Crise das Esquerdas”.

 

 

Jefferson Goulart: Pós-doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento em Sociologia Urbana na Universidad Complutense de Madrid. É professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pesquisador do Grupo de Estudos Políticos do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec).

 

 

 

Adelino Francisco de Oliveira: Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Braga (2013). É pós-doutor pelo departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” USP/ESALQ. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Piracicaba.

 

 

Realização: Diário do Engenho

Apoio: SESC Piracicaba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *