Equipe do Diário ministrou oficina

Gustavo Gonzáles e Alê Bragion – professores da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba e coordenadores do Diário do Engenho – ministraram palestra sobre o Twitter e Redes Sociais. O evento fez parte da 7ª. Semana de Estudos da Faculdade e aconteceu na noite de quarta-feira, dia 27.

Na ocasião, o professor Gustavo Gonzáles – que também é um dos proprietários da e-cliente – abordou detalhadamente a questão da dinâmica de funcionamento das redes sociais e suas ferramentas. Discorrendo sobre experiências relacionadas ao Twitter e do Facebook, Gonzáles não deixou de tocar também nos riscos e perigos do uso aparentemente inocente de tais redes.

Citando vários casos nos quais a utilização – impensada e meramente espontânea – do Twitter e Facebook gerou problemas, Gustavo Gonzáles destacou um fato ocorrido com um alto funcionário de uma empresa de grande expressão nacional – o qual teria sido demitido apenas por ter divulgado no Twiter opiniões acerca de coisas aparentemente banais.

Alê Bragion, por sua vez, debateu com os presentes a respeito da linguagem enxuta que obrigatoriamente é empregada no Twitter – destacando tal ferramenta como uma importante aliada da imprensa e uma nova mídia jornalística. Nessa trilha, Bragion citou alguns “furos jornalísticos” da imprensa mundial ocorridos via Twitter (como, por exemplo, quando da suposta e posteriormente frustrada saída de Aloísio Mercadante do PT).

Na parte prática da oficina, os participantes foram convidados a abrirem uma conta no Twitter e puderam conhecer os primeiros passos da utilização dessa importante rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *