Tatiana Baldo: a bela da voz!

O Diário do Engenho deste fim de semana traz para você uma deliciosa entrevista realizada com  Tatiana Baldo – da Rádio Educativa FM de Piracicaba.  Bonita, inteligente, alto astral, simpática, Tatiana é dona de uma das vozes mais marcantes do rádio piracicabano atual.  Formada em radialismo – setor locução – pelo SENAC, ela chegou a morar na Califórnia, onde estagiou numa rádio da  Universidade da Califórnia Davis.

Vale a pena conferir!

1 [D.E]: Tati. Você tem uma das vozes mais bonitas do rádio piracicabano. Quando e como você sentiu ou percebeu a sua ligação com a locução e, especialmente, com o rádio?

[Tatiana]: Primeiramente, obrigada pelos elogios… (risos). Minha ligação com o rádio se deu há 11 anos. Eu fazia faculdade de Fonoaudiologia, estava insatisfeita e não era aquilo o que eu queria Foi então que, um dia, eu fui a uma festa onde estava acontecendo uma competição de karaokê com uma banda ao vivo, e eu decidi participar, pois sempre gostei muito de cantar. E ganhei como melhor cantora! (risos) Um senhor, convidado da festa, veio se despedir de mim e disse que adorou minha voz e que eu deveria investir nela. Pensei… por que não? Descobri que no SENAC tinha curso para locutor e decidi fazer. Larguei a faculdade e me encantei pelo tádio. Terminei o curso no final de 2000 e entrei na Rádio Educativa em Fevereiro de 2001, onde estou até hoje.

2 [D.E]: Você estudou locução ou radialismo? Há algum locutor(a) que você admire ou até se espelhe?

[Tatiana]: Eu, como já disse anteriormente, fiz o Curso de Locução no SENAC. Um locutor que eu admiro e o qual foi meu professor é o Xilmar. Foi através das aulas dele que eu me identifiquei com o Rádio. Me espelhei nele, mas sei que ainda falta muito pra ser como ele!

3 [D.E]: Você ouve rádio o dia todo? Costuma ouvir rádios via internet ou rádios de outras cidades? Quais programas ou emissoras você aponta como destaque? Há algo em rádio que você não goste?

[Tatiana]: Eu costumo ouvir muito e eu sou apaixonada por Rádio. Além da Educativa FM gosto da Rádio Nova Brasil FM – que só toca músicas brasileiras e é uma rádio bem gostosa de ouvir.

4 [D.E]: Com o avanço das questões ligadas ao universo da tecnologia e da informática – e em especial por conta das redes sociais – muita gente acha que o rádio tem os dias contados. Você acha que o rádio corre o risco de acabar?

[Tatiana]: Muito pelo contrário! A Tecnologia e a informática só ajudaram o rádio a melhorar a qualidade e se manter firme e forte. O rádio é o único meio pelo qual você pode consumir notícias fazendo mais de uma atividade além de ouvir sua estação preferida. E não é só essa característica marcante que mantém o rádio na posição atual. Apesar das mudanças, a maneira de fazer rádio não mudou – o que mudou foi o alcance. Hoje, você pode ouvir rádio na internet ou no celular. Eu acho que o rádio foi se adaptando às novas tecnologias. Temos os ouvintes que vão trabalhar de carro e ouvem a programação. Quando o rádio foi para o celular, passamos a atingir também àqueles que vão de ônibus. A tecnologia trouxe ainda mais interatividade para o rádio. É tudo mais ágil. O ouvinte não precisa estar com o rádio 24 horas por dia ligado se não quiser perder a programação. Hoje, ele tem a oportunidade de ouvir pela internet depois, sem perder o conteúdo.

Eu espero que ele nunca desapareça, pois não me vejo fazendo outra coisa! (risos).

5 [D.E]: Algumas rádios famosas da capital estão incrementando a sua programação fazendo com que seus locutores entram ao vivo também via webcam. Ou seja, o internauta ligado na rede pode, além de ouvir o locutor, vê-lo também pela web. O que você acha disso? Você toparia entrar ao vivo via webcam também?

[Tatiana]: Eu não acho muito legal essa ideia de o locutor entrar ao vivo pela webcam, porque o interessante do rádio é que você passa uma mnsagem sem usar a sua imagem e o ouvinte fica imaginando quem está do outro lado. Isso é gostoso! Quem nunca ficou imaginando que aquele locutor de rádio com aquela voz sedutora também era um galã de novela das oito! Sendo que às vezes não era nada daquilo. A voz, por si só,realmente encanta. Então acho que eu não toparia, tanto também porque eu não gosto de ser filmada (risos).

6 [D.E]: Como você disse, a voz é uma arma muito sedutora. Por conta disso, muitos locutores e locutoras já viveram situações bastante peculiares envolvendo o assédio dos fãs – curiosos ou apaixonados pela voz que ouvem no rádio. E você? Você já teve algum problema ou já viveu alguma experiência curiosa ou interessante por conta de algum fã?

[Tatiana]: Fã é sempre muito bom, é sinal de que o trabalho está sendo reconhecido. Eu nunca tive grandes problemas com fãs. Lógico que já recebi algumas cantadas… mas faz parte! (risos). Mas em geral eles me respeitam muito. Uma situação engraçada foi quando um ouvinte do “Prato do Dia” me conheceu e ficou muito surpreso. Ele imaginava que eu era mais velha, mais gordinha, e falou que achava que eu era tipo a Ofélia – aquela senhora que dava receitas na TV. (risos).

7 [D.E]: Alguma vez já aconteceu de você ser identificada na rua ou em outro lugar apenas por conta da sua voz? Se sim, quando?

[Tatiana]: Já fui reconhecida várias vezes pelo nome, em cadastro em loja, consultório. E também já fui reconhecida pela voz. Fui pedir uma informação pelo telefone numa loja e o atendente me reconheceu pela voz e perguntou se eu era locutora na Educativa FM.

8 [D.E]: Como você – enquanto uma mulher bonita, talentosíssima e super-reconhecida profissionalmente – vê as conquistas femininas das últimas décadas? Ninguém segura mais as mulheres?

[Tatiana]: Muitas conquistas foram feitas pelas mulheres nas últimas décadas. Mulheres começaram conquistando o direito de votar e hoje já não surpreende mais que elas sejam eleitas. Mulheres saíram de casa para trabalhar como forma de complementar o orçamento doméstico e não é raro que hoje elas sejam a única fonte de renda de um lar. E ainda acumulamos funções, pois continuamos sendo mães, esposas e comandamos uma casa como ninguém (risos).

A eliminação das desigualdades entre homens e mulheres, ou seja, promover a igual oportunidade de empregos, de salários e de estudos é o caminho para o desenvolvimento do país. Com certeza, ninguém segura mais essa mulherada!

9 [D.E]: Você chegou a pensar em ser modelo alguma vez? Você acha que a beleza pode ser, em algum momento da vida, prejudicial? Ou seja: você sente ou já sentiu algum tipo de preconceito por ser uma mulher bonita?

[Tatiana]: Toda menina pensa em ser modelo um dia. Comecei a fazer um curso de modelo quando tinha 15 anos, mas na mesma época comecei a namorar o meu atual marido e então eu tive que escolher, entre ele e o curso. E achei melhor ficar com o namorado! (risos). Mas nunca me achei bonita, acho que sou uma mulher com uma beleza “normal.”

Acho que a beleza ajuda em certos casos, mas também atrapalha em outros casos. Sem dúvida, a beleza abre portas. Mas também é mais difícil para uma mulher bonita provar que ela não é apenas um rosto ou um corpo bonito, mas que também é competente naquilo que faz, independente da beleza.

Nunca sofri nenhum preconceito, mas sim o pré-conceito, onde as pessoas te julgam pela aparência. Isso eu acho terrível.

10 [D.E]: Há alguma coisa que te incomoda no nosso país? O que te deixa triste quando o assunto são as questões nacionais e sociais?

[Tatiana]: Acho que a má distribuição de renda é uma coisa que me incomoda e que me deixa triste. Ela gera tudo de ruim que existe no país como a desigualdade social, a pobreza e principalmente a violência.

11 [D.E]: 2012 está quase aí. Quais são seus projetos e expectativas para o novo ano?

[Tatiana]: Eu tenho vários projetos, e espero que eles se realizem em 2012. Eu desejo sempre que o ano novo seja melhor do que o anterior, mesmo que o anterior tenha sido maravilhoso. Para mim, o ano novo é momento de refletir sobre as coisas do ano que passou e de tentar fazer melhor no próximo ano.. É tempo de recomeçar! Pois, como disse Chico Xavier, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.

Por isso, desejo a todos um Feliz Natal e um ótimo recomeço e que o ano novo seja repleto de realizações!

——————————-

(foto de abertura: Marquinhos Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *