A cultura está ligada a classes sociais?

Rafaela Domingues Pereira

 

A palavra cultura é derivada do grego, significando “cultivar.” Mas seria o acesso à cultura, hoje, exclusivo a pessoas com determinada posição social?

Sem dúvida, a leitura de bons autores é algo enriquecedor para o homem. Através deles somos conduzidos a viagens pelo passado, entendemos nosso presente e levamos lições para o nosso futuro. Com as artes, somos conduzidos a um novo mundo, apresentados a novas maneiras de viver e de se expressar. Como disse Bertold Brecht, “todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”

Na Grécia Antiga, o trabalho era visto muitas vezes de forma negativa e como sinal de inferioridade. Por outro lado, as artes eram extremamente valorizadas, a ponto dos gregos dedicarem todo seu tempo a elas. Entretanto, só os indivíduos das altas classes sociais tinham esse privilégio, já os das classes inferiores estavam fadados ao trabalho, sem direito ao ócio e, consequentemente, sem direito à cultura.

Os dias atuais são outros e a cultura não “é” mais exclusivamente de determinada classe social. Todos os dias, temos um imenso número de informações à disposição, seja por jornais, livros, tv, internet, revistas… E é esse grande número de meios de comunicação que possibilita o acesso de todos ao mundo cultural.

Hoje, mais do que nunca, a cultura é essencial. Estamos rodeados de coisas
artificiais e valorizar as coisas verdadeiras, como as artes, é muito importante – pois são elas que nos mostram outras possibilidades, nos fazem sonhar sem restrições e acreditar em um mundo melhor.

Indiscutivelmente,  sem cultura estaremos aprisionados em uma vida de mediocridade. Concordando com o brilhante Albert Einstein, “sem cultura, não haverá nenhuma saída para os homens.”

Por isso – sabendo que “O Diário do Engenho” tem como principal propósito difundir  a cultura da nossa linda cidade, Piracicaba, dando possibilidade a todos os piracicabanos de terem acesso às diversas atividades culturais que acontecem por aqui  –  agradeço pela oportunidade de  poder contribuir com essa grande missão.
———————————————————

A autora:

 

 

Rafaela Domingues Pereira é leitora assídua e seguidora via twitter do Diário do Engenho.Estudante apaixonada pela escrita, está se preparando para o vestibular do curso de História.

 

 

 

 

12 thoughts on “A cultura está ligada a classes sociais?

  1. Rafaela, muito boa sua reflexão. Que bom nos depararmos com alguém pronto a cursar História! Não podemos perder as esperanças. (rs)
    Gostei bastante do seu texto. Parabéns.

    1. Obrigada, Suzana pela força e por suas palavras. Você me deixou muito feliz 🙂 . Além de não perdermos as esperanças devemos acreditar em um futuro melhor. Um futuro, que nos mesmo devemos construir. E esse será o tema do meu próximo artigo. Aguarde: “Como prever o destino”
      Beijos e até a próxima…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *