Janu: a voz quem vem de Deus!

Aclamado pelo público piracicabano, o maestro e cantor Marcos Tadeu Januário – o Janu – foi certamente o grande destaque da música piracicabana no ano de 2011. Simpático, educado, extremamente profissional e preocupado com as questões sociais da cidade, Janu vem cada vez mais conquistando uma verdadeira legião de fãs apaixonados por sua voz e por seu talento. Com dois belos CDs na bagagem – sendo um deles produzido em parceria com o aclamado global Cid Moreira –, Janu se prepara para conquistar ainda mais o coração da cidade neste ano que se inicia. 

Abrindo a coluna “entrevista” do ano de 2012 com chave de ouro, o Diário do Engenho traz para você um delicioso bate-papo com esse mais que talentoso e genial piracicabano. Com vocês, Janu!

 

1. [D.E]: Janu. O ano de 2011 chegou ao fim e já estamos vivendo (a todo vapor, por sinal) as primeiras sensações de 2012. Você é daqueles que acredita que as coisas mudam consideravelmente de um ano para outro ou você acha que o que muda é apenas a data?

[JANU]: Oi, pessoal! Em primeiro lugar é preciso dizer que é um prazer estar aqui, batendo este papo com vocês e com os leitores do Diário do Engenho. Valeu! Sobre o fim de ano, pois é… (risos). Olha. É óbvio que se muda de data (risos), mas acredito que as mudanças de atitude vão de cada um. Sempre na virada de ano as pessoas se comprometem a fazer uma revisão de vida, procurando detectar o que ocorreu de ruim ou de bom, com a idéia de se errar menos e viver melhor no ano que se inicia.

2. [D.E]: É fato conhecido que sua agenda para este ano está praticamente tomada – não é? Mas falando ainda no ano passado, que balanço você faz de 2011. Dá para tirar uma média do número de shows e demais apresentações que você fez no ano passado?

[JANU]: 2011 foi um ano muito bom para mim, com muito trabalho e realizações. Foram mais de 120 eventos entre casamentos, formaturas e festas – e mais 11 shows e apresentações, todas com o caráter beneficente. Além de tudo isso, aconteceu ainda a gravação e o grandioso show de lançamento do meu 2º CD, junto com o Conjunto Adonai. Esse CD, muito especial, contou com a participação de Cid Moreira.

3. [D.E]: E, agora sim, para 2012 (risos). Quais os projetos para este ano que se inicia? Muito trabalho pela frente?

[JANU]: Sim! Já é certo que 2012 será um ano intenso de trabalhos. Nossa agenda de eventos tem pouquíssimas datas disponíveis e penso também em continuar com o trabalho social de doação de shows para entidades que necessitam e que realizam bons trabalhos, mas possuem poucos recursos. Ainda não há definições de datas e nem a quem serão destinadas as arrecadações, mas eles acontecerão sim, quem sabe numa quantidade menor que do ano passado, fazendo escolhas mais criteriosas e também para que possamos ter tempo de nos prepararmos melhor. Eu e minha produção estamos pensando também num novo formato de espetáculo para possivelmente ser apresentado no teatro. Aguardem!

4. [D.E]: Há alguns anos você deu início a uma carreira voltada mais para a música do chamado estilo “gospel.” Quais os fatores levaram você a procurar esse caminho? Você acha que faz parte de uma vocação sua, um chamado religioso?

[JANU]: Com certeza. As pessoas pensam que vocação ou chamado de Deus só tem a ver com ser padre, pastor ou irmã religiosa. Mas, na verdade, Deus nos chama para sermos evangelizadores, levarmos sua palavra às pessoas, seja de que forma for – sendo religioso ou não. É uma coisa que podemos realizar no nosso dia a dia, no nosso trabalho e convivências diárias. E eu recebi a graça de poder fazer isso cantando. Eu comecei minha carreira cantando na igreja, aos 7 anos de idade, e hoje estou resgatando isso em meus trabalhos musicais. Quero sempre louvar a Deus usando esse dom que Ele mesmo me concedeu, não abandonando outros estilos musicais mais populares ou clássicos que sempre fiz e gosto de fazer. Mas uma coisa eu digo, qualquer estilo que eu esteja interpretando estou glorificando o nome do meu Deus.

5. [D.E]: Falando nisso, você acha que a música tem mesmo o poder de mexer com as pessoas?

[JANU]: Tem sim e eu percebo muito isso em minhas apresentações, seja na igreja, seja em shows, nos casamentos, na escola… É impressionante como a música faz aflorar as emoções. É gostoso ver a reação e a resposta das pessoas. Ouço muitos testemunhos de pessoas que ouviram nosso CD e que sentiram algum tipo de transformação boa acontecer em suas vidas. Isso é muito gratificante.

6. [D.E]: Qual a importância da música na sua vida?

[JANU]: A música faz parte de minha vida desde sempre. Para você ter uma idéia do quanto ela é importante para mim eu digo que a música é o ar que eu respiro. Sou muito feliz por ser músico, a música para mim é divina, bem como divino é esse meu dom de cantar. Obrigado Senhor pela música em minha vida!

***

(Quero sempre louvar a Deus usando esse dom que Ele mesmo me concedeu, não abandonando outros estilos musicais mais populares ou clássicos que sempre fiz e gosto de fazer. Mas uma coisa eu digo, qualquer estilo que eu esteja interpretando estou glorificando o nome do meu Deus…)

***

 7. [D.E]: Comente um pouco sobre o Conjunto Adonai. Como surgiu esse grupo?

 [JANU]: O Conjunto Adonai também é oriundo da igreja. Nasceu como um ministério de música no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres há mais de 10 anos e se mantém muito firme nesse propósito até hoje. De uns anos pra cá, além de ministério, o Adonai se tornou também um conjunto de eventos e shows, agregando outros músicos. Hoje integram o Conjunto Adonai mais de 30 músicos, entre os músicos do ministério e de eventos. Eu não estou no Adonai desde o princípio, só vim me juntar a eles e ser seu diretor musical há 7 anos.

8. [D.E]: Qual foi a emoção de dividir o palco e a gravação de um CD com ninguém menos do que Cid Moreira?

[JANU]: Foi sensacional poder contar nesse trabalho com a presença do global Cid Moreira, dono de uma bela e inconfundível voz, conhecida em todo Brasil – principalmente pelo “Boa Noite” que ele proferia todos os dias, no Jornal nacional. Foi muito legal essa parceria e senti que ele gostou muito de ter realizado esse trabalho conosco.

9. [D.E]: Os CDs continuam a ser vendidos? Onde as pessoas podem adquiri-los?

[JANU]: As pessoas que desejarem podem adquirir o CD conosco, quando estivermos no Santuário ou em outra igreja. Os CDs também estão à venda na livraria São José, que fica na Rua Alferes, 748, no centro da cidade.

10. [D.E]: Não poderíamos encerrar esta entrevista sem pedir para você deixar uma mensagem para os fãs que acompanham o seu trabalho – e são muitos e muitos e muitos, hein (risos).

[JANU]: Aos meus queridos fãs desejo um 2012 muito feliz e com muita música. Que vocês continuem prestigiando a mim e ao meu conjunto Adonai. Vem mais coisas boas por aí e muitas novidades. Aguardem! Obrigado pelo carinho e incentivo. Um beijo no coração de todos vocês.

 

——————————————–

(fotos do shows – acervo Diário do Engenho: Gustavo Gonzáles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *