Em visita ao Brasil, Goldenbaum se apresenta em Piracicaba.

Em visita ao Brasil, Goldenbaum se apresenta em Piracicaba.

Compositor radicado na Alemanha ministrará palestra na Unimep, neste sábado, 25

e  recital-palestra no SESC Piracicaba, dia 28.

 

Um dos mais promissores compositores da chamada música erudita europeia estará em Piracicaba para dois encontros com o público da cidade. Nascido no Brasil, mas radicado na Alemanha – onde também exerce a função de pesquisador e musicólogo ligado à Universidade de Hannover – Jean Goldenbaum ministrará palestra sobre A Música na Bíblia Judaica, neste sábado, às 13h, em evento fechado destinado aos alunos do curso de pós-graduação em Literatura e Outras Linguagens. Todavia, a coordenação do curso de Literatura aceitará inscrições de possíveis interessados em assistir a palestra. Para tanto, é necessário enviar email à coordenação, pelo endereço: ambragion@yahoo.com.br

No dia 28, terça-feira, a partir das 20h, Goldenbaum estará no SESC Piracicaba, para uma palestra-recital sobre as origens da música erudita brasileira – do século XVIII ao XXI. O evento tem entrada franca. Na ocasião, o compositor contará com a participação especial do Quarteto de Cordas Opus4, que irá ilustrar sonoramente as questões técnicas, históricas e composicionais a serem abordadas por Jean em sua exposição. Dentre os tópicos a serem destacados durante a palestra estão as obras de importantes nomes da música no Brasil, como Luiz Álvares Pinto, Padre Maurício Nunes Garcia, Villa Lobos, Ernst Mahle (alemão naturalizado brasileiro e piracicabano de coração!) e o do próprio Jean.

Antes de chegar a Piracicaba para participar dos eventos na Unimep e SESC, Goldenbaum iniciou esse seu tour pela Bélgica, proferindo palestra na Universidade da Antuérpia. Em São Paulo desde o dia 17, o compositor e musicólogo se apresentou-se, no dia 18 último, no Instituto Ema Klabin – onde abordou as relações entre Chagall e a música na bíblia judaica. No dia 23, ministrou um masterclass sobre composição na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Além das apresentações na Unimep (no dia 25) e SESC (28), Jean também estará, no dia 26, na Basílica Nossa Senhora do Carmo – em Campinas, às 16h45, para a audição de obras suas a serem tocadas no órgão de tubos pelo professor e músico piracicabano Júlio Amstalden.

Todos os eventos terão entrada franca!

Anote

25/11: A Música na Bíblia Judaica (Unimep, às 13h).

26/11: Concerto de Órgão de Tubos (Igreja do Carmo, Campinas, 16h45).

28/11: Música Erudita Brasileira: das origens à contemporaneidade (SESC, 20h, entrada Franca).

30/11: Música Erudita Brasileira: das origens à contemporaneidade (Teatro Décio de Almeida Prado, São Paulo, 20h, entrada Franca).

 

Apoio: Diário do Engenho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *